Drone da Boeing reabastece aeronave durante voo pela 1ª vez

1 min de leitura
Imagem de: Drone da Boeing reabastece aeronave durante voo pela 1ª vez
Imagem: Boeing/Divulgação

Pela primeira vez na Força Aérea americana, um Vant (veículo aéreo não tripulado) realizou o abastecimento de uma aeronave durante um voo. O evento histórico aconteceu durante um teste no dia 4 de junho.

O drone modelo MQ-25 T1 da Boeing foi usado para transferir combustível para o jato F/A-18 Super Hornet da Marinha dos EUA. Recentemente, o resultado do teste foi apresentado em um breve vídeo de 30 segundos:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Este evento histórico é um crédito para nossa equipe conjunta da Boeing e da Marinha que está empenhada em aprimorar a capacidade de reabastecimento aéreo do MQ-25 o mais rápido possível", disse Leanne Caret, CEO da Boeing Defense, Space & Security.

Para realizar o teste, o piloto do caça F/A-18 voou em formação fechada atrás do drone para garantir estabilidade antes do abastecimento. A manobra exigia que as naves estivessem a pelo menos seis metros de distância.

Ao estabelecer a distância segura, o MQ-25 estendeu a mangueira de combustível que foi conectada ao caça da Força Aérea. As naves estavam em altitude e velocidade operacionalmente relevantes quando realizaram o reabastecimento aéreo.

Segundo a Boeing, o evento histórico aconteceu após 25 voos com o drone para testar os modelos de aeronaves e a aerodinâmica durante o processo. Tal como, foram realizadas inúmeras simulações usando modelos digitais do Vant.

Manobra foi realizada após vários testes e simulações digitais.Manobra foi realizada após vários testes e simulações digitais.Fonte:  Boeing/Divulgação 

Futuro aliado dos porta-aviões

Conforme a empresa aeroespacial, o MQ-25 T1 passará por novos ensaios antes de ser enviado para Norfolk, na Virgínia. O próximo passo serão testes a bordo de um porta-aviões da Marinha americana.

No futuro, o Vant deve assumir a função de tancagem que é exercida por jatos F/A-18s. Assim, ele permitirá o melhor aproveitamento dos caças de combate ao ajudar a estender o alcance dos voos a partir de porta-aviões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.