SpaceX é processada por família após acidente fatal em Boca Chica

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX é processada por família após acidente fatal em Boca Chica
Imagem: Sandra Sanchez/Border Report File Photo

A empresa aeroespacial SpaceX está sendo processada por uma família da comunidade de Boca Chica, nos EUA, que pleiteia na justiça uma indenização de US$ 20 milhões, o equivalente a R$ 107 milhões em conversão direta. Os reclamantes alegam que, em um acidente envolvendo a Dogleg Park LLC, subsidiária da empresa de Elon Musk, um membro da família morreu e os outros quatro tiveram lesões na coluna e nas pernas.

Os Venegas estavam acampados perto da praia, quando uma elevação da maré os obrigou a sair às pressas por volta das 4h da madrugada do dia 7 de junho. Enquanto dirigiam pela Texas 4, uma estrada de mão dupla, o veículo em que estavam colidiu com um caminhão de 18 rodas da Dogleg que estava manobrando na pista para entrar nas instalações da StarX, porém com todas as luzes apagadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O patriarca Carlos Venegas morreu na hora de traumatismo craniano. Sua esposa Lucinne e seus filhos menores são os demandantes no caso. A petição indica que não foi possível ao condutor enxergar o caminhão no escuro “sem qualquer sinalização reflexiva, iluminação de qualquer tipo ou marcadores de advertência”.

O que diz a SpaceX?

Fonte: Engenharia360/ReproduçãoFonte: Engenharia360/ReproduçãoFonte:  Engenharia360/Reprodução 

A SpaceX respondeu ao jornal San Antonio Express News em 16 de abril e negou as acusações, afirmando que a família foi a única responsável pelo acidente, por colidir com o veículo parado. O advogado da família disse ao periódico que “a morte sem sentido do sr. Venegas poderia ter sido evitada se [a SpaceX] tivesse tomado medidas específicas para garantir que as entregas ocorressem com segurança”.

De acordo com o jornal local, a controvérsia ilustra o lado negativo do impacto da construção da base da SpaceX na tranquila Boca Chica, uma aldeia que não pertence oficialmente a nenhum município. No mês passado, Musk afirmou estar fazendo gestões às autoridades para viabilizar a transformação da comunidade isolada em uma cidade autônoma com o nome de Starbase.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.