Intel ultrapassa AMD pela primeira vez em três anos

1 min de leitura
Imagem de: Intel ultrapassa AMD pela primeira vez em três anos
Imagem: Shutterstock/Divulgação
Avatar do autor

A Intel, uma das principais fabricantes de processadores e tecnologias de internet, voltou a ter maior participação de mercado pela primeira vez em três anos.

Desde 2017, a empresa ficou atrás da AMD, rival que conquistou o mercado com a linha Ryzen, devido à alta performance e preço mais acessível. No entanto, segundo pesquisa realizada pela agência Mercury Research referente ao quarto trimestre de 2020, a Intel recuperou grande parte da participação do mercado no período, ultrapassando o rival.

Escassez de produtos

Nos últimos anos, a AMD conquistou o gosto e a confiança do público. A queda registrada no último trimestre de 2020 não significa necessariamente que a empresa vendeu menos. Pelo contrário, segundo um relatório financeiro divulgado, a AMD teve um aumento nas vendas.

O principal motivo para a queda da ADM, de acordo com a pesquisa, foi a escassez de chips no mercado. Isso porque a empresa só produz a tecnologia, mas não fabrica os produtos. Ela depende da fabricante taiwanesa TSMC, que contou com falhas na rede de fornecimento. Em contrapartida, a Intel não depende de entidades externas para sua produção, o que abriu margem para que ganhasse mais espaço no mercado.

grafico Em relação à participação de mercado, essa é a primeira vez em três anos que a AMD fica para trás (Fonte: Mercury Research)Fonte: Mercury Research

Como consequência, os produtos Intel Core foram mais comercializados do que o AMD Ryzen no último trimestre. No entanto, esta realidade pode mudar assim que a AMD conseguir repor o estoque de produtos fabricados.

News de tecnologia e negócios Deixei seu email aqui, e welcome to the Jungle.
Intel ultrapassa AMD pela primeira vez em três anos