Celulares Android desvalorizam 2x mais que iPhones no 1º ano

1 min de leitura
Imagem de: Celulares Android desvalorizam 2x mais que iPhones no 1º ano
Imagem: Pexels/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Após o primeiro ano de uso, celulares Android perdem 2x mais valor do que os iPhones, segundo um relatório do BankMyCell, site que acompanha preços de troca de smartphones. Com dados referentes a 2020, o documento revela que celulares top de linha desvalorizam 33,62%, contra 16,70% dos modelos da Apple.

Considerando essa proporção, caso o usuário tenha utilizado um celular Android por dois anos e, ao final desse período, queira vendê-lo, o dispositivo valerá 61,50% a menos do que o preço inicial. Mas, se ele tiver um iPhone, a desvalorização será de apenas 35,70%. Abaixo, é possível conferir uma projeção mais detalhada:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

a BankMyCell/Reprodução 

Galaxy S20 Vs. iPhone 11: qual vale mais?

O relatório do BankMyCell ainda comparou os dois celulares topo de linha mais populares de 2020: o Galaxy S20 e o iPhone 11. Para tanto, o site analisou o mercado estadunidense durante 9 meses. Confira os resultados abaixo:

  • Smartphone Galaxy S20 (-34,78%) e iPhone 11 (-12,84%);
  • Galaxy S20 + (-30,59%) e iPhone 11 Pro (-21,31%);
  • Galaxy S20 Ultra (-36,30%) e iPhone 11 Pro Max (-15,96%).

Depreciação de outros modelos

a  BankMyCell/Reprodução 

Além da análise anterior, o relatório ainda revelou a desvalorização de outros modelos, como os celulares Pixel da Google, que perdem cerca de 38,46% do seu valor em um ano. O Pixel 4 foge dessa linha, apresentando um cenário mais pessimista, com - 40,56%. Modelos da Sony, MotorolaHTC também apareceram no estudo, mas com os piores desempenhos: 39,51%, 42,57% e 53,08%, respectivamente.

Essa desvalorização, cabe esclarecer, não é randômica. Na verdade, ela está conectada a diversos motivos, como a disponibilidade de atualizações de software, a longevidade e desempenho do hardware. Nesse sentido, além de apresentarem hardwares de qualidade, os iPhones ainda recebem atualizações de software durante vários anos — o que não ocorre sempre com modelos Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.