Jack Ma sumiu: fundador do Alibaba está há 2 meses sem aparecer em público

1 min de leitura
Imagem de: Jack Ma sumiu: fundador do Alibaba está há 2 meses sem aparecer em público
Imagem: Foundations World Economic Forum

Um dos bilionários mais famosos e poderosos da China está ausente da vida pública há dois meses — e o sumiço de Jack Ma já levanta especulações no país. O empresário é fundador da gigante Alibaba, que inclui empreendimentos como o  Aliexpress, e do grupo de investimentos Ant Group.

Segundo o Yahoo! Finance, Ma não é visto publicamente há algum tempo e foi substituído "por conflitos de agenda" em novembro por outro executivo como jurado do Africa’s Business Heroes, uma mistura de reality show e concurso que é mantido pelo empresário. Ele também deixou de publicar conteúdos em redes sociais antes ativas, como o seu perfil no Twitter — a última publicação no perfil pessoal data de outubro de 2020.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Especula-se que a ausência do bilionário em eventos ou publicações na rede seria uma espécie de férias na exposição de sua imagem, como uma forma de esperar a poeira baixar em relação a recentes acontecimentos envolvendo as suas empresas. Entretanto, a falta de atualizações sobre o paradeiro de Ma começou a preocupar alguns veículos.

O que aconteceu?

Não há explicações para o desaparecimento de Ma, mas o silêncio do empresário em público pode ter a ver com recentes polêmicas envolvendo seus empreendimentos. No final de 2020, a Ant Financial estava pronta para realizar a maior oferta pública de ações da história do país. Entretanto, o processo foi adiado pelo governo e os negócios do bilionário agora são investigados por práticas de monopólio, com orientações para "reduzir as operações".

A crise teria começado no fim de outubro, quando Ma criticou durante uma palestra o formato do sistema de regulamentação do país e a falta de oportunidade para os jovens empreendedores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.