'Padroeiro da internet' é beatificado pela Igreja Católica
Jovem de 15 anos dedicou sua adolescência para 'digitalizar' a Igreja e levar a sua fé para o mundo

13/10/2020, às 10:00

Fonte: Vaticano News/Reprodução
Imagem de 'Padroeiro da internet' é beatificado pela Igreja Católica no tecmundo
Neste sábado (10), a Igreja Católica beatificou o jovem Carlo Acutis, jovem nascido em Londres que faleceu de leucemia em 2006, após reconhecer como milagre a melhora de uma criança brasileira após tocar as roupas do rapaz. A coincidência? Carlo era conhecido pela rede como o “padroeiro da internet” por sua campanha digital de divulgação da religião.
Carlo Acutis tinha 15 anos quando perdeu a batalha contra a leucemia em 2006. Antes das complicações da doença, o rapaz aprimorou e utilizou seu conhecimento na área de informática para divulgar a sua fé. O jovem criou um site próprio para evangelizar e catalogar os milagres registrados pela Igreja e protagonizava a sua missão de levar a Igreja para o mundo digital.

Esses feitos levaram Carlo Acutis a ser conhecido como “padroeiro da internet”, uma de suas reconhecidas paixões. Por todos os lugares que passou, Carlos exercia alguma atividade relacionada ao mundo digital. Aos 14 anos assumiu o site da Paróquia de Santa Maria Segreta, em Milão, e criou um site para o voluntariado do Instituto Leão XIII.
Além disso, Carlos era uma fonte de informação constante para seus colegas de escola, amigos e familiares. “São muitos os atestados de reconhecimento de seus dotes informáticos e de sua total disponibilidade para ser colocada à disposição dos seus colegas de escola e qualquer outra pessoa que tivesse necessidade, incluindo familiares”, comenta o site Vaticano News.
Corpo de Carlo Acutis.
O milagre de Acutis
A beatificação, no entanto, não foi devido a missão realizada por Carlo. A Igreja admitiu a importância do jovem após reconhecer o milagre da cura de uma criança do Brasil, que vivia com "uma grave doença", após tocar roupas com sangue do jovem inglês, em 2013.
Neste momento, os restos mortais de Carlo Acutis foram levados para Assis, onde o seu corpo é conservado e é está praticamente intacto. A cerimônia de beatificação aconteceu na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália, e foi transmitida pela internet.

Especialista em Redator
Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.