Metade dos brasileiros teme de sair de casa para fazer compras

1 min de leitura
Imagem de: Metade dos brasileiros teme de sair de casa para fazer compras
Imagem: Shopping Manaus

Uma pesquisa da consultoria Oliver Wyman, divulgada na edição da revista Exame desta quinta-feira (8), revela que metade dos consumidores brasileiros está com medo de fazer compras presenciais. Para 42%, a segurança só virá quando o número diário de casos de covid-19 registrar queda acentuada. Outros 45% sentem-se desconfortáveis em fazer qualquer tipo de atividade fora de casa.

Em sua sexta rodada quinzenal, a pesquisa foi realizada com 3.000 brasileiros entre maio e julho deste ano, e seu objetivo é entender como a confiança e o comportamento de compra foram mudando durante a pandemia. Os resultados mostraram que compras online foram a solução mais eficiente para superar o medo de comprar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quando as entrevistas foram feitas com pessoas já infectadas anteriormente pelo coronavírus ou que tiveram casos na família, a disposição para comprar apenas pela internet aumentou em 50%.

A expectativa pela vacina

Em alguns estados brasileiros, como São Paulo, a primeira etapa da campanha de imunização contra a covid-19 tem data de previsão marcada para 15 de dezembro. Porém, em nível nacional, o Ministério da Saúde prevê o início da vacinação somente em janeiro de 2021, logicamente se tudo der certo nos testes atualmente em curso no Brasil.

Porém, a velocidade da aplicação das vacinas pode não seguir a intensidade das expectativas. O processo ainda depende da fase de finalização dos testes e do registro das vacinas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nas previsões mais otimistas, todos os brasileiros devem estar imunizados até o final de 2021.

Até lá, a única certeza que se tem, segundo a pesquisa, é que, se a vacina não vier, sair de casa para fazer compras está totalmente fora de cogitação, pelo menos para metade dos consumidores. Confiram abaixo os principais resultados da pesquisa.

Fonte: Oliver Wyman/ReproduçãoFonte: Oliver Wyman/ReproduçãoFonte:  Oliver Wyman

Fonte: Oliver Wyman/ReproduçãoFonte: Oliver Wyman/ReproduçãoFonte:  Oliver Wyman

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.