The BRIEF

TV de tubo antiga derrubava internet de vila britânica todo dia

O mistério só foi resolvido depois que engenheiros da operadora local usaram um analisador de espectro para descobrir a origem da interferência

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

26/09/2020, às 05:00

TV de tubo antiga derrubava internet de vila britânica todo dia

Fonte:  Unsplash 

Imagem de TV de tubo antiga derrubava internet de vila britânica todo dia no tecmundo

Uma antiga TV de tubo, que era ligada pontualmente às 7h da manhã, todos os dias, foi a responsável por derrubar a internet banda larga em Aberhosan, uma pequena vila no País de Gales, durante 18 meses seguidos. Essa curiosa história foi contada pelo ArsTechnica.

Segundo a publicação, os moradores do vilarejo tinham o sinal da conexão DSL interrompido todas as manhãs, misteriosamente, e ninguém sabia o motivo. A Openreach, operadora responsável pelo serviço na região, chegou até a substituir os antigos cabos na vila, na tentativa de parar a interferência, mas isso não adiantou.

Depois de esgotar todas as vias para descobrir o que causava o problema, o engenheiro da Openreach Michael Jones suspeitou que a interrupção era causada por SHINE (Single High-level Impulse Noise). Neste fenômeno, a interferência elétrica emitida por um dispositivo atrapalha o funcionamento das redes de banda larga.

A rede DSL é suscetível à interferência eletromagnética causada pelas TVs de tubo.A rede DSL é suscetível à interferência eletromagnética causada pelas TVs de tubo.

Usando um Analisador de Espectro, ele e sua equipe saíram pela vila às 6h da manhã, em busca do ruído elétrico que derrubava a internet. Às 7h, o dispositivo registrou uma grande interferência. Ela foi rastreada e levou à casa de um morador da aldeia, que ligava a sua velha TV, neste horário, para assistir a um famoso programa matinal.

Promessa de não usar mais a antiga TV

Conforme Jones, o dono da TV ficou assustado ao saber que o seu hábito de ligá-la, diariamente derrubava a internet de toda a vila. Diante disso, ele prometeu não usá-la mais, acabando com a interferência na banda larga.

Para não depender apenas da promessa deste morador, a OpenReach planeja levar a conexão por fibra para Aberhosan até o final de 2020. Ao contrário das linhas DSL, suscetíveis à interferência eletromagnética, as de fibra usam a luz para transportar os dados, não sofrendo com o mesmo problema.


Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.