Funcionários dos Correios decidem manter greve iniciada no dia 17

1 min de leitura
Imagem de: Funcionários dos Correios decidem manter greve iniciada no dia 17
Imagem: Reprodução

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a suspensão de acordo coletivo levou funcionários dos Correios a optarem pela continuidade da greve iniciada em 17 de agosto por tempo indeterminado, anunciou a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) no sábado (22).

Agora, um novo acordo junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) deverá ser realizado e, segundo a entidade, aproximadamente 70 mil trabalhadores não estão desempenhando suas funções, cerca de 70% do efetivo. Ainda assim, os Correios realizaram um mutirão de entregas no último fim de semana, visando minimizar os impactos da paralisação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"A Fentect continuará desenvolvendo ações para garantir a manutenção dos direitos dos ecetistas junto aos sindicatos. Por isso, ficou decidido que essa semana sindicatos e trabalhadores devem buscar ampliar o número de trabalhadores ecetistas na greve, além de intensificar a realizações de piquetes de convencimento e atos de mobilização", diz nota da Federação.

Manifestações teriam sido iniciadas pela suspensão de acordo coletivo.Manifestações teriam sido iniciadas pela suspensão de acordo coletivo.Fonte:  Reprodução 

Situação delicada

O início das manifestações teria sido motivado pela suspensão do acordo coletivo que beneficia funcionários das agências, o que afetaria diversos direitos, a exemplo de vale-alimentação, vale-cultura, licença-maternidade de 180 dias, auxílio-creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras.

No total, seriam 70 cláusulas retiradas dos contratos, com efetividade a partir deste mês e que ocasionariam a queda de remuneração, em alguns casos, de até 40%. Tanto os Correios quanto o STF não se manifestaram a respeito da decisão de continuidade da paralisação tomada pelos funcionários.

Em carta aberta, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) ressalta: "A greve não é culpa do carteiro, do atendente, do operador de triagem, do motorista ou motociclista. Eles já ganham os menores salários entre os trabalhadores de todas as estatais brasileiras."

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.