menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Cielo aguarda Banco Central liberar pagamentos via WhatsApp

Operadora de cartões será uma das parceiras do Facebook em operações financeiras feitas pelo app

Avatar do(a) autor(a): Ramalho Lima

schedule30/07/2020, às 17:00

Cielo aguarda Banco Central liberar pagamentos via WhatsAppFonte:  Unsplash 

Imagem de Cielo aguarda Banco Central liberar pagamentos via WhatsApp no tecmundo

De acordo com o Valor Econômico, Paulo Caffarelli, presidente da operadora de cartões de débito e crédito, Cielo, está apenas aguardando o Banco Central (BC) liberar as operações financeiras via WhatsApp para voltar a processar pagamentos em pareria com o app.

O executivo disse que isso deve ocorrer em breve, pois todos os documentos já foram entregues ao órgão, e a plataforma está pronta para retomar os testes, assim como entrar em funcionamento definitivo.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Só falta o aval do BC

De acordo com Caffarelli, “O Banco Central, no seu direito de regulador com respeitabilidade mundial, achou por bem, antes do processo ir para o mercado, entender e reconhecer melhor”. “Não teve erro nenhum ou falha nenhuma de comunicação”, completou.

Fonte: Unsplash/ Mika Baumeister/ReproduçãoFonte: Unsplash/ Mika Baumeister/Reprodução

Com essas afirmações, o executivo quis dizer que o início das operações de pagamentos por WhatsApp no Brasil depende somente de questões burocráticas, já que não há pendências técnicas ou legais.

Outra informação confirmada por ele, é que não há exclusividade na parceria entre a Cielo e o Facebook para o registro das transações no serviço de pagamentos via WhatsApp.

Compatibilidade total com o PIX

Caffarelli ainda explicou que a plataforma de pagamentos via WhatsApp vai obedecer a todas as exigências de compatibilidade com o PIX, que é a plataforma de pagamentos instantâneos lançada pelo BC.

Agora, o BC e o mercado vão discutir sobre a estrutura de cobranças do Pix, o que envolve definir a taxa que será cobrada nas transações. É esperado que o valor seja igual ao que já é cobrado pelos estabelecimentos comerciais.

Atualização: esta notícia foi atualizada em 07/08/2020 às 12h26 para corrigir a afirmação de que a Cielo estaria preparando um produto para concorrer com PIX e pagamentos do WhatsApp. A empresa nega estar trabalhando em algo do tipo.