'The Halving': lucro de mineração de Bitcoin cai pela metade

1 min de leitura
Imagem de: 'The Halving': lucro de mineração de Bitcoin cai pela metade
Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/bitcoin-blockchain-moeda-neg%C3%B3cios-3411309/

Na quinta-feira (11), a recompensa de mineração do Bitcoin caiu de 12,5 para 6,25 unidades da criptomoeda por bloco minerado. Cotado em dólar, essa recompensa por bloco caiu de U$ 110 mil pra US$ 55 mil, ou seja, pela metade.

“Halving” ou “halvening”

“Halving” (corte pela metade) é o evento programado que corta pela metade a recompensa pela validação bem-sucedida de um novo bloco do Bitcoin a cada mais ou menos quatro anos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O corte que ocorreu ontem (11) é o terceiro desde que a moeda digital foi criada, em 2009, e foi acionado às 16:23 horas (horário de Brasília), com a adição do bloco 630.000 à blockchain Bitcoin.

O primeiro bloco adicionado após o corte de ontem (bloco 630.001) foi minerado pela Antpool, a pool de mineração chinesa que detém o maior poder computacional em mineração de criptomoedas do mundo.

Um dos imensos galpões da Antpool, na China. (Fonte: Weibo/Qntra/Reprodução)Um dos imensos galpões da Antpool, na China. (Fonte: Weibo/Qntra/Reprodução)Fonte:  Qntra 

É necessário diminuir o lucro

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda criada, e é a maior do mundo em capitalização de mercado. Como há um número máximo de moedas que pode estar em circulação (21 milhões), a fim de simular a escassez, o evento de “corte pela metade”, programado para ocorrer de quatro em quatro anos, tem o objetivo de reduzir os lucros de mineração da moeda.

Com a queda nos lucros, mineradores menores, que não podem arcar com os custos do processo, acabam desistindo da atividade, o que torna mais lenta a inclusão de novas moedas no mercado. Hoje, são aproximadamente 18 milhões de Bitcoins em circulação. O limite de 21 milhões deve ser atingido em algum momento do próximo século.

Os eventos de corte tornam a mineração do Bitcoin uma atividade econômica cada vez menos atraente. Por isso, mineradores menores tendem a desistir, ou, simplesmente, passam a minerar outras criptomoedas.

Os outros dois eventos de corte ocorreram em novembro de 2012 e julho de 2016. O próximo está previsto para acontecer em maio de 2024.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.