Em meio à pandemia do coronavírus, muitas empresas brasileiras já implementaram o home office. Trabalhar em casa é uma das medidas adotadas para tentar frear o crescimento do número de infectados, mas os pais não estão sozinhos nessa jornada remota: as crianças também estão afastadas das escolas. As aulas foram suspensas nas redes estadual e municipal de diversos estados, enquanto escolas particulares tentam manter uma rotina de estudos online.
Normalmente, essa seria uma situação em que os avós entrariam em cena para ajudar a cuidar das crianças. No entanto, a covid-19 é especialmente letal para os idosos, por isso as famílias estão sendo forçadas a manter os mais velhos isolados para sua própria segurança.
Nossos vídeos em destaque
Trabalhar em casa quando as crianças estão por perto pode ser difícil. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que o período de home office dos pais seja produtivo e saudável.
1. Seja sincero
É importante deixar claro para o seu empregador que seus filhos estão em casa, pois assim eles estarão cientes e preparados para possíveis interrupções repentinas.
No entanto, a regra também se aplica às crianças: tenha uma conversa franca e explique a elas que trabalhar em casa significa que você realmente está trabalhando. Para elas, a situação atípica pode parecer um fim de semana comum ou até mesmo férias.
2. Seja flexível
É comum que os pais limitem o tempo que as crianças podem passar na frente de telas como TV, smartphones, tablets e computadores. Contudo, em casos extremos como o do momento em que vivemos, é interessante considerar a possibilidade de flexibilizar esse tempo para se ajustar aos compromissos profissionais.
Começar um filme antes de uma ligação importante de trabalho é uma das formas de entreter os pequenos durante pouco mais de 1 hora, por exemplo. Mas lembre-se de explicar que essa é uma medida temporária.
3. Faça turnos
Se você conta com outro adulto na casa para dividir os cuidados das crianças durante o período de trabalho remoto, crie turnos. Dessa forma, cada um pode trabalhar no horário estipulado, enquanto o outro se responsabiliza pelos pequenos.
Alguns momentos específicos também podem ser uma saída para que todos se organizem: antes de as crianças acordarem, durante os cochilos e depois que elas vão para a cama.
4. Babás virtuais
Se você é mãe/pai solo nessa missão do home office, aproveite a tecnologia a seu favor. Convoque avós, tios, primos e amigos para ter encontros virtuais com as crianças para ler, brincar, cantar ou dançar juntos enquanto você trabalha.
5. Atividades que não exigem supervisão
Atualmente, é fácil configurar o controle parental em aparelhos eletrônicos como computadores, smartphones ou tablets. Esse tipo de recurso permite acompanhar o que as crianças estavam acessando ou jogando na máquina, definir um tempo de uso e limitar o acesso a determinados programas e sites.
Ao usar esse recurso, você pode deixar as crianças livres para jogar ou fazer outras atividades online sem se preocupar com acessos inapropriados.
Tem mais alguma dica para facilitar a vida dos pais que precisam trabalhar de casa? Deixe sua ideia nos comentários!
)
)
)
)
)
)
)