Samsung, Apple e outras serão investigadas por quebra de patente
Órgão dos EUA vai averiguar uso de tecnologia em produtos de Amazon, Apple, ASUS, LG, Microsoft, Motorola, Sony e Samsung

17/03/2020, às 08:09
Algumas das maiores fabricantes da indústria de eletrônicos serão investigadas pela Comissão Internacional de Comércio dos Estados Unidos (USITC, na sigla original em inglês). O motivo é uma suposta quebra de patentes relacionados com componentes, computadores e dispositivos móveis com telas capacitivas e sensíveis ao toque — ou seja, uma enorme lista de produtos de diferentes linhas comercializadas ao longo do tempo.
De acordo com o órgão, as seguintes empresas terão o catálogo averiguado para saber se há ou não infração de patentes: Amazon, Apple, ASUS, LG, Microsoft, Motorola, Samsung e Sony — incluindo aí divisões mobile e de PCs, além de divisões norte-americanas e orientais das companhias.
A denúncia partiu da Neodron, uma empresa que fica na Irlanda e alega que possui o registro de patente e importação sobre esse tipo de produto com a tecnologia touchscreen. Essa marca já é relativamente famosa no mercado por abrir uma série de processos de infração de patentes contra gigantes do mercado. Neste caso, ela pediu à USITC uma ordem de "cease and desist", ou seja, para que as acusadas encerrem a comercialização dos produtos citados. Por enquanto, nenhuma das marcas envolvidas comentou o assunto.
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.