Apple está devendo milhões de dólares para seus funcionários

1 min de leitura
Imagem de: Apple está devendo milhões de dólares para seus funcionários
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Segundo uma decisão judicial da Suprema Corte da Califórnia, a Apple vai ter que pagar milhões de dólares em salários para seus funcionários. O caso teve início em 2013, quando funcionários de lojas entraram na justiça contra a Maçã. Na época, eles alegavam que a empresa os tratavam como “ladrões”. Antes das trocas de turno e nos horários de almoço, a empresa fazia uma “revista de bolsas” obrigatória.

A inspeção durava, em média, de 10 a 15 minutos. E, apesar de terem que ficar dentro da loja esperando, os funcionários não recebiam remuneração pelas horas extras no trabalho. Além disso, as inspeções não eram feitas com discrição. Funcionários eram revistados, inclusive, diante dos clientes para desencorajar possíveis roubos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O caso foi descartado, e os funcionários entraram com uma ação coletiva contra a Apple. Os advogados da empresa afirmaram que as revistas não seriam necessárias se funcionários simplesmente deixassem seus pertences pessoais, incluindo iPhones, em casa. Ainda segundo eles, o processo não ocorria em todas as lojas da empresa e, quando ocorria, era algo “muito breve”.

(Fonte: Veja São Paulo/Reprodução)

Quando o processo foi descartado pela segunda vez, os funcionários entraram com um recurso no Tribunal de Apelações do Nono Circuito dos Estados Unidos. O caso, então, subiu para a Suprema Corte da Califórnia.

Segundo a Bloomberg Law, nesta quinta-feira (13) saiu a decisão a favor dos reclamantes. A Suprema Corte criticou o argumento da Maçã e declarou que a empresa violou uma lei estadual quando se recusou a pagar pelo tempo gasto durante as inspeções.

O caso agora vai retornar para os juízes federais responsáveis pelo processo que vão interpretar a decisão da Suprema Corte. A Apple ainda pode recorrer, mas caso a decisão seja confirmada, ela terá efeito retroativo. Isto é, a Maçã terá que pagar milhões de dólares para seus funcionários, incluindo as horas extras devidas e indenizações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.