Conheça o Pix: novo método de pagamento que substituirá TED e DOC

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o Pix: novo método de pagamento que substituirá TED e DOC
Avatar do autor

Em 2019, o Banco Central demonstrou intenção em criar um sistema de pagamento com potencial para substituir TEDs e DOCs. O método teve nome revelado por Roberto Campos Neto, atual presidente da autarquia, e será: “Pix”.

Mesmo sem autorização expressa para revelar o nome do novo serviço, Roberto Campos o divulgou em uma entrevista ao canal de TV Globo News. Segundo o presidente, o título foi decidido no mesmo dia (quarta-feira, 12 de fevereiro). Depois disso, Roberto Campos não forneceu mais informações sobre o Pix.

Desde 2018, o Banco Central trabalha no desenvolvimento de um novo sistema de pagamento. O método tem como objetivo ser mais eficiente que as transferências bancárias atuais (TEDs e DOCs), mas sem impor limitação de horário para realização de pagamentos.

(Fonte: Planet Smart City/Reprodução)

De acordo com o presidente do Banco Central, o Pix funcionará por QR Code e poderá até pagar boletos — que podem ter processamento agilizado ao utilizar o serviço, encurtando o prazo de até três dias úteis. Por outro lado, ainda não temos detalhes sobre as limitações impostas ao sistema ou quais serão os procedimentos necessários para utilizá-lo.

A previsão de lançamento do Pix é para o fim de 2020, afirmou Roberto Campos.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Conheça o Pix: novo método de pagamento que substituirá TED e DOC