Jogar online no Brasil é 'aceitável' segundo pesquisa da Opensignal

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A Opensignal testou a velocidade de games online em dispositivos móveis em todo mundo para avaliar o impacto das diferentes condições de conexão na experiência gamer. A pontuação do Brasil ficou acima da média da América do Sul e foi a segunda melhor do continente, ficando atrás apenas da do Uruguai.

Mas a pontuação brasileira foi a última entre os países com conexão aceitável, e a maioria dos usuários pesquisados no país relataram atrasos entre as suas ações e os resultados do jogo. Todos os outros países da América do Sul tiveram um desempenho considerado fraco.

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A Opensignal tem um padrão global independente para análise de dispositivos móveis. Os testes foram realizados em jogos de esportes, como o Pro Evolution Soccer (PES), de arena de batalha com múltiplos jogadores (MOBA) Arena de Valor, e no Battle Royale Fortinite.

Foram pesquisados 37,8 milhões de dispositivos, entre 10 de outubro de 2019 e 10 de janeiro de 2020, em 100 países. Foram realizadas bilhões de medições individuais todos os dias, em condições normais de uso, inclusive dentro de edifícios e ao ar livre, na cidade e no campo.

Ranking global

O Brasil ficou em 53° lugar, com 65,4 pontos em uma escala de 100, pontuação considerada média. A melhor pontuação foi verificada apenas em países da Ásia e da Europa. Além destes dois continentes, a conexão foi considerada boa apenas na América do Norte. Cingapura, seguida pela Holanda, Japão e República Tcheca, que tiveram pontuação acima de 85, considerada excelente pela pesquisa. Na maioria dos países das Américas Central e do Sul, África e Oriente Médio a conexão foi considerada como inaceitável.

Conexões ruins afetam o divertimento e os ganhos no jogos mobile. Entre os principais problemas encontrados pela pesquisa estão as perdas de pacotes (quando dados do jogo não são comunicados ao jogador), e a alta latência (fazendo com que comandos realizados demorem para ser realizados no jogo).

Jogos para celular devem gerar US$ 100 bilhões em 2020

A receita de jogos para dispositivos móveis da Apple App Store e Google Play Store somaram US$ 9,2 bilhões no terceiro trimestre de 2019, de acordo com a IHS Markit and Prior Data. Os EUA geraram a maior parcela, com jogos para celular com receita de mais de US$ 2,5 bilhões, seguida pelo Japão, com pouco mais de US$ 2 bilhões.

Apesar de ter uma população de apenas 51 milhões de pessoas, a Coreia do Sul gerou mais de US$ 500 milhões em receita de jogos para celular apenas neste trimestre. Incluindo a China, a App Annie prevê que a indústria de jogos móveis gerar receita de US$ 100 bilhões em 2020.

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