iPhone e Android com mesmo cabo? UE vai padronizar entrada de eletrônicos

1 min de leitura
Imagem de: iPhone e Android com mesmo cabo? UE vai padronizar entrada de eletrônicos
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Parlamentares da União Europeia aprovaram nesta quinta-feira (30) a criação de uma resolução que padroniza a entrada de eletrônicos, acabando com a diversificação de conectores, cabos e carregadores em smartphones, tablets e computadores desktop ou notebooks.

Foram 582 votos favoráveis contra 40, a maioria indicando que acordos voluntários até já existem, mas é necessário um "empurrão" para a adoção de um padrão. A partir de agora, a Comissão Europeia, que é a responsável pela formulação das leis do bloco, pode iniciar as discussões a respeito de uma regulamentação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A grande reclamação dos parlamentares envolve a necessidade de trocar de carregadores a cada novo dispositivo comprado — como mudar do microUSB para o USB-C, dependendo da geração do aparelho, ou então precisar de um cabo Lightning para alguns modelos da Apple. Aliás, esses foram os três "candidatos" citados no texto, com o USB-C possivelmente sendo o escolhido pela adoção já em andamento por boa parte do mercado.

De olho na Maçã

A Apple é, de fato, o grande alvo das futuras leis. Segundo a Reuters, a companhia afirmou na semana passada que a indústria "já está se movendo na direção do USB-C e a regulamentação que forçaria conformidade iria sufocar a inovação, prejudicando consumidores europeus".

As novas regras devem ser adotadas pela Comissão a partir de julho, sem data prévia para serem oficializadas ou cumpridas pela indústria. A lei só deve valer para aparelhos que circulem na Europa, mas não faz sentido para as fabricantes lançarem versões diferentes em outros continentes — ou seja, o padrão deve ser adotado mundialmente, caso seja mesmo obrigatório.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.