Claro vai entrar no compartilhamento de redes entre TIM e Vivo

1 min de leitura
Imagem de: Claro vai entrar no compartilhamento de redes entre TIM e Vivo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Claro foi autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) a ingressar, como terceiro participante, em uma parceria de compartilhamento de redes inicialmente acordada entre a TIM e a Vivo. A Claro, que é uma das maiores concorrentes da TIM e da Vivo, apresentou o pedido ao CADE com o objetivo de salvaguardar seus interesses e direitos, que poderiam ser afetados pela operação.

Em dezembro de 2019, a TIM e a Telefônica Brasil anunciaram um acordo para compartilhar suas infraestruturas de rede 2G, 3G e 4G, a fim de que as companhias possam expandir seus sinais para mais localidades no território brasileiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: La Hora/Reprodução

No entanto, de acordo com a Claro, o compartilhamento proposto por suas concorrentes vai além de um contrato típico de “ran sharing”, onde haveria apenas a ampliação da cobertura e do número de companhias ofertando serviços em determinadas áreas.

A Claro alega que, em determinado tipo de rede, as duas teles podem desligar parte de sua infraestrutura instalada e em funcionamento para que possam compartilhar uma única estrutura entre as duas empresas, em locais onde elas já competem entre si.

Para a Claro, o desligamento de infraestrutura implica na diminuição da rede existente, o que pode impactar diretamente o mercado em diversos aspectos. Sendo assim, o acordo teria uma abrangência de operações maior que um simples ran sharing.

Devido às alegações e argumentos presentes no pedido da Claro, que foi apresentando no último dia 20, o CADE considerou que a Claro pode fazer parte do acordo, uma vez que poderia ser prejudicada se ficasse de fora do compartilhamento de redes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.