Japão pretende lançar 6G até 2030; 10 vezes mais veloz que 5G

1 min de leitura
Imagem de: Japão pretende lançar 6G até 2030; 10 vezes mais veloz que 5G

A quinta geração de internet móvel mal teve tempo para se espalhar pelo mundo e já se fala em 6G. Segundo o respeitado jornal japonês Nikkei Asian Review, diversos países estão se planejando para a introdução do 6G em seus territórios.

Leia também5G é coisa do passado, a moda agora é trabalhar no 6G

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Japão, que ainda pretende lançar o 5G após a primavera de 2020, já está se mobilizando para a introdução da sexta geração em 2030. Para isso, o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações vai desenvolver uma pesquisa sobre a nova tecnologia com a colaboração da população nipônica.

Em junho, representantes da Toshiba e da NTT Docomo, principal empresa de telefonia do país, irão divulgar as estratégias de implementação da rede móvel. Dentre outras informações, estarão presentes as metas de desempenho e informações sobre políticas de suporte.

(Fonte: Pexels/Reprodução)

O objetivo do Japão é alcançar velocidades até 10 vezes mais rápidas do que a quinta geração oferece. Utilizando ondas de rádio de alta frequência, o 6G japonês será capaz de carregar e transferir enormes quantidades de dados instantaneamente.

Veja tambémInteligência artificial moldará o 6G e as comunicações do futuro

6G pelo mundo

O Japão não está sozinho nesse barco. Países como China, Coreia e Finlândia também começaram a investir pesado. Em novembro de 2019, o governo chinês divulgou o início das pesquisas sobre o 6G. No mesmo ano, Samsung e LG iniciaram os trabalhos na Coreia do Sul. Em terras finlandesas, universidades e instituições afiliadas ao governo também deram início a projetos sobre a tecnologia.

Leia tambémO 5G mal chegou e a Samsung já começou a pesquisar a internet 6G

Mas em um contexto no qual países estão se planejando para a implementação da sexta geração da internet móvel, fica o questionamento se o Brasil realmente deveria ter adiado o lançamento do 5G para 2022.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.