Qualcomm apresenta Snapdragon 865, 765 e 765G, todos com 5G e IA

3 min de leitura
Imagem de: Qualcomm apresenta Snapdragon 865, 765 e 765G, todos com 5G e IA

Na manhã do primeiro dia da sua conferência anual no Havaí, o Snapdragon Summit, a Qualcomm revelou oficialmente seu novo chip top de linha, o Snapdragon 865, além do par de 765 e 765G, voltados para os celulares “intermediários premium”. Além da esperada melhoria de desempenho e eficiência, os processadores chegam com foco na disseminação da conectividade às redes 5G, ampliação das capacidades de IA em dispositivos móveis e benefícios para gamers.

A expectativa, segundo a fabricante, é que a maioria dos dispositivos Android lançados em 2020 faça uso de um dos chips anunciados durante a conferência. Também há previsão de que a família Snapdragon 600, voltada para intermediários, receba uma atualização com conectividade 5G até o final do ano que vem, mas nada foi revelado até esse momento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Durante a conferência desta terça-feira (03), Motorola e HMD (dona da marca Nokia) já confirmaram que estão trabalhando em aparelhos com as novidades da série 700 da Qualcomm, mas não citaram modelos específicos. Já Xiaomi e Oppo confirmaram que estarão entre as primeiras a lançar celulares contendo o Snapdragon 865, falando respectivamente do Mi 10 e o Reno 3 Pro.

QualcommNovos chips da Qualcomm serão compatíveis com 5G (Fonte: Divulgação)

Snapdragon 765 e 765G

Os novos chips da série 700 continuam voltados para smartphones intermediários premium, que ocupam a confusa posição de dispositivos que não estão entre os mais avançados, mas também não se enquadram na categoria de maior custo-benefício. Dessa vez, no entanto, trazem 5G de forma integrada para essa categoria de celulares, o que promete acelerar uma distribuição mais massiva dessa tecnologia entre a população e consumir menos energia do que modelos com modens separados.

Além de serem mais rápidos e se conectarem a essa promissora tecnologia de redes, os chips Snapdragon 765 e 765G trazem melhorias para o processamento de imagens, indo de fotografias até vídeos em 4K a 60 quadros por segundo com suporte ao padrão HDR10. Junto a isso, os processadores também contam com a quinta geração do Qualcomm AI Engine, trazendo mais capacidade de processamento voltado para aplicações de inteligência artificial.

Além disso, os novos chips trazem funções seletas do programa Elite Gaming da fabricante – antes exclusivo da família 800 –, e, no caso específico do modelo 765G, melhorias também de hardware com foco no desempenho para games.

QualcommNovos chips trazem melhorias na captura de vídeo (fonte: divulgação)

Snapdragon 865

Diferente dos irmãos da família 700, o Snapdragon 865 não conta com a conectividade 5G integrada diretamente ao processador, mas sim vem acompanhado por um modem separado, o X55. Embora a integração direta permitisse redução considerável no consumo de energia, representantes da Qualcomm afirmaram que o ciclo de desenvolvimento de 3 anos da família 800 não permitiu que isso fosse feito. Dessa forma, a empresa focou em trazer as melhorias 5G no modem separado e, simultaneamente, entregar a CPU mais poderosa e eficiente que já fez.

O novo processador traz mais desempenho computacional e gráfico junto a menor consumo energético que a geração anterior, como esperado, mas também promete saltos consideráveis nas capacidades de IA e processamento de imagens. O chip permite a execução de nada menos que 15 trilhões de operações por segundo (TOPS), um número que, segundo a fabricante, PE duas vezes maior que o do Snapdragon 855 e três vezes superior ao dos principais concorrentes Android.

Quanto ao processamento de imagens, o 865 conseguirá lidar com fluxos de 2 gigapixels (GP) por segundo, o que possibilitará gravações em resolução 8K a 30 quadros por segundo ou em 4K com imagens de 64 MP em cada frame, aumentando bastante a qualidade de vídeos. Segundo a Qualcomm, o novo processador oferece suporte a sensores fotográficos de até 200 MP.

qualcommAlém do 5G, chips terão melhorias em Inteligência Artificial (fonte: divulgação)

Quando chegam?

A utilização dos novos chips revelados pela Qualcomm depende do cronograma de lançamento das fabricantes de smartphones, de forma que não é possível sabermos datas específicas enquanto elas não forem reveladas pelas companhias. Ainda assim, é praticamente certo que os primeiros anúncios nesse sentido devem ser feitos oficialmente já na CES 2020, em janeiro, ou no máximo até a MWC 2020, em fevereiro.

Resta agora esperar que o Governo brasileiro resolva os transtornos burocráticos e dificuldades técnicas que atualmente travam o leilão das bandas do 5G no Brasil. Somente depois disso as operadoras poderão realmente começar a construir a infraestrutura das novas redes.

* O jornalista Leonardo Rocha viajou ao Havaí a convite da Qualcomm

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.