5G: Anatel diz que será 'neutra' em decisão de fabricantes

1 min de leitura
Imagem de: 5G: Anatel diz que será 'neutra' em decisão de fabricantes

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que adotará o “princípio de neutralidade”, em meio à guerra comercial tecnológica e a implantação da rede 5G no Brasil, que envolve especialmente fabricantes dos EUA, China e Europa. Isso significa que o órgão regulador não pretende favorecer nenhuma empresa nesse sentido, mesmo diante de certa pressão.

O tema foi foco de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (27).  “Nós temos a premissa da neutralidade tecnológica, exatamente para dar a possibilidade e a oportunidade de que todos os fabricantes e toda a camada produtiva venham e participem de todas as licitações e que possam trazer os equipamentos de ponta para o nosso país”, ressaltou Karla Crosara Ikuma, superintendente executiva da Anatel.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Expansão de gigantes

Segundo o portal UOL, a seção contou inclusive com a presença de companhias do setor, como: Ericsson, Huawei e Qualcomm, que apresentaram suas soluções e expectativas quanto à quinta geração da rede no Brasil.

A empresa sueca disse que investirá R$ 1 bilhão na ampliação de sua fábrica em São José dos Campos/SP. Isso inclui a criação de uma nova linha de montagem voltada somente para produtos com essa tecnologia, a serem distribuídos em toda a América Latina.

Como pivô na guerra comercial, a Huawei pretende expandir seus negócios com foco em 5G no Brasil. (Fonte: Huawei/Divulgação)

Por enquanto, a Anatel trabalha nas normas para o leilão do 5G em território brasileiro, que deve ocorrer somente no segundo semestre de 2020. Na disputa, estão a Nokia e a Huawei, que já possuem fábricas em São Paulo.

A gigante chinesa planeja ampliar sua atuação no país, a partir da construção de uma nova unidade industrial de US$ 800 milhões no estado, em até três anos. Os EUA têm demonstrado desacordo quanto a essa expansão, embora o governo brasileiro a veja de modo positivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.