A Apple tirou do ar uma seção de avaliações feitas por consumidores sobre produtos à venda no site oficial da empresa. Aparentemente, a atitude foi tomada neste final de semana, como notou um leitor do site Apple Insider.
Sem qualquer aviso, a empresa simplesmente removeu o conteúdo das páginas dos produtos, que aqui no Brasil tinha o nome de "Classificação do cliente". A alteração teria acontecido no dia 17 de novembro, o que sugere que não se trata de um erro por parte da empresa. O site conseguiu confirmar a data precisa ao utilizar o serviço Wayback Machine, que registra páginas da internet ao longo do tempo — e ainda continha traços da seção de reviews no dia 16 deste mês.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Na seção, era possível avaliar um produto comprado com notas e comentários. Alguns itens tinham avaliações negativas pesadas, como o adaptador Lightning para 3,5 mm de fones de ouvido — e tirar essas opiniões é visto como falta de transparência por parte da empresa.
Até o momento, a Apple não se pronunciou a respeito do caso.
Fontes