Dell mais verde: empresa adota plano para diminuir lixo até 2040

1 min de leitura
Imagem de: Dell mais verde: empresa adota plano para diminuir lixo até 2040

A Dell se junta ao time das empresas ecologicamente responsáveis ao anunciar que pretende mudar práticas de produção para diminuir o lixo eletrônico, hoje uma das maiores preocupações por conta da rapidez das inovações tecnológicas. As metas de sustentabilidade foram anunciadas esta semana durante um encontro de funcionários no Texas.

Entre os compromissos assumidos, a empresa planeja, até 2040, substituir a energia que usa por fontes renováveis, além de racionalizar o seu uso e reduzir à metade, em dez anos, as emissões geradas pelas linhas de produção. A Dell quer ainda que seus fornecedores façam o mesmo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em países pobres, eletrônicos são manipulados sem qualquer cuidado ou controle. (Fonte: Revista Pará +/Reprodução)

O esforço também vai alcançar os pontos de venda: o usuário, na troca do aparelho, poderá entregar o velho para ser reutilizado ou reciclado. Até 2030, a empresa espera alcançar as marcas de um produto novo para cada dispositivo a ser reciclado e metade de todos os materiais usados em seus produtos (assim como suas embalagens) composta por reciclados ou renováveis.

Montanhas de eletrônicos velhos

A cada ano, 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são descartadas no mundo. Segundo o Fórum Econômico Mundial, serão 120 milhões de toneladas até 2050. Mercúrio, cádmio, berílio e chumbo (causadores de deterioração do sistema nervoso, câncer e alterações genéticas), inertes quando dentro de monitores, celulares e baterias, são liberados para o meio ambiente quando descartados inadequadamente.

Desde 2008, a Dell mantém um programa de reciclagem, recebendo inclusive dispositivos de empresas concorrentes. Mesmo assim, a empresa calcula ter recolhido menos de 10% do que produz; menos de 5% dos componentes que usa são reciclados ou renováveis.

A diretora do Centro de Empresas Sustentáveis ??e Competitividade Regional em Boston (EUA), Vesela Veleva, disse  ao site The Verge que acredita ser mais eficiente as empresas fabricarem aparelhos duráveis – o que nem a Dell nem as outras companhias fazem: "Elas não chegam ao cerne do problema, que é prolongar a vida útil do produto. Só a reciclagem não será suficiente."

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.