Chat do Facebook indica relacionamento tóxico com devs externos

1 min de leitura
Imagem de: Chat do Facebook indica relacionamento tóxico com devs externos

O Facebook parece não conseguir se livrar de polêmicas. A mais recente envolve o tratamento que desenvolvedores de aplicativos externos que utilizam as APIs da rede social recebem dos funcionários do Facebook.

O relacionamento entre Facebook e desenvolvedores externos nunca foi dos melhores, tendo alguns altos e baixos, mas milhares de páginas com chats internos da empresa foram revelados, através de uma reportagem do NBC News, e mostram que a empresa sabia que prejudicaria milhares de desenvolvedores e continuava com seus planos sem pensar duas vezes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Reuters/Reprodução

Em alguns casos, essas mudanças pareciam visar a limitação da usabilidade de possíveis rivais, algo que acabaria por destruir a reputação e os aplicativos que usavam a API da empresa. Nos documentos, conversas em chats internos mostram que funcionários do Facebook, ao ficarem sabendo sobre mudanças de acesso para aplicativos de terceiros, se manifestaram sobre como isso prejudicaria desenvolvedores.

As conversas, que foram reveladas por causa de um processo movido pelo dono da empresa Six4Three, que acusa o Facebook de fazer mudanças no acesso de dados de usuários sabendo que isso prejudicará uma parcela de desenvolvedores e, possivelmente, traga vantagens para outros.

Quando questionado pelo site Business Insider, o Facebook insistiu que as conversas fazem parte de documentos antigos e foram tiradas de seus contextos por alguém que tem algo contra a empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.