Microsoft: semana de trabalho com 4 dias aumenta produtividade

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft: semana de trabalho com 4 dias aumenta produtividade

A filial japonesa da Microsoft resolveu implantar um regime com 4 dias de trabalho por semana para seus funcionários. O desafio Escolha Vida-Trabalho Verão 2019 aumentou 1 dia do fim de semana, liberando os colaboradores do trabalho às sextas-feiras.

Além disso, o tempo de reuniões foi encurtado e o contato em conferências online, dinamizado. Segundo o relatório da empresa divulgado na última quinta-feira (31), o faturamento aumentou 40% por trabalhador em comparação com agosto do ano passado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O teste também baixou custos na filial, com diminuição de 23% no consumo de eletricidade e 59% em páginas impressas. A medida também foi positiva na visão dos funcionários: 92% demonstraram satisfação pelo corte semanal, segundo o relatório.

A Microsoft está estudando realizar outro teste no inverno, com o objetivo de incentivar os colaboradores a utilizarem as folgas de maneira mais flexível e a seu critério. No entanto, ainda não há indicações de mudanças e testes em outras filiais do mundo.

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay)

Japão e o excesso de trabalho

A Microsoft recebeu o desafio de diminuição de carga horária semanal no Japão. A preocupação do país é o rápido envelhecimento da população causado pelos períodos excessivos de trabalho e pela escassez de mão de obra. Shinzo Abe, primeiro-ministro do país, vem investindo em flexibilização de empresas e redução de horas extras em trabalho para tentar frear a situação.

Uma empresa de gerenciamento da Nova Zelândia testou a mesma fórmula de trabalho por 2 meses no ano passado, e o resultado foi o aumento do foco e a diminuição do estresse da equipe. Já no Reino Unido, o teste não teve continuidade: uma fundação de pesquisa científica cogitou a hipótese de dar folgas aos trabalhadores às sextas-feiras, mas preferiu não implementar a ideia, alegando alta complexidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.