Google contrata ex-Microsoft Office para impulsionar G Suite

1 min de leitura
Imagem de: Google contrata ex-Microsoft Office para impulsionar G Suite

O Google, dentro da batalha pela conquista de clientes corporativos travada com a Microsoft, contratou Javier Sotero, ex-chefe de estratégia de software de produtividade do Office, para administrar os setores de consumidores e negócios do G Suite, gerenciando a produtividade e as ferramentas de colaboração do Google para clientes e consumidores corporativos.

O executivo vai se reportar diretamente ao CEO da Google Cloud, Thomas Kurian (por sua vez, contratado em novembro de 2018 para aumentar a linha de frente da briga pelo mercado hoje dominado pela Amazon e Microsoft). Como vice-presidente para o G Suite, Soltero agora vai atrás dos mesmos clientes do Microsoft Office.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora nos últimos meses o G Suite venha ganhando participação no segmento corporativo (principalmente o Gmail). A contratação de Soltero é uma resposta ao esforço contínuo da Microsoft de levar usuários dos softwares de produtividade de compra única a optarem para as versões em nuvem baseadas em assinatura, como o Office 365. O Google disponibiliza as versões mais completas do G Suite a usuários corporativos por taxas mensais.

Diretamente das linhas inimigas

Soltero ingressou na Microsoft em 2014 quando esta adquiriu a Acompli, startup da qual ele era um dos fundadores e CEO. O produto adquirido juntamente com a empresa – um email móvel – virou a versão Android e iOS do Outlook e Soltero, o chefe da divisão, onde chegou a dirigir a estratégia de mercado para todo o pacote Office.

Por quatro anos, Soltero foi responsável pelas estratégias de mercado do Outlook e, depois, de todo o pacote Office. (Fonte: Twitter/Javier Soltero)

Em março de 2018, ele assumiu a Cortana, quando era esperada a transição da assistente digital para dentro dos aplicativos de produtividade.  O executivo deixou a empresa em novembro, dentro de uma reestruturação de sua divisão. Para sua chegada, o Google criou a função de vice-presidente para o G Suite.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.