Vivo quer dividir compra da Oi com a Claro e TIM

1 min de leitura
Imagem de: Vivo quer dividir compra da Oi com a Claro e TIM
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

De acordo com o jornal espanhol Expansión, a Telefônica, dona da Vivo, está tentando convencer as empresas América Móvel, dona da Claro, e a Telecom Italia, dona da TIM, a dividir a Oi em uma compra conjunta. A maior dificuldade, neste caso, seria cada uma das três companhias se convencer de que estão sendo igualmente beneficiadas com a divisão. A resolução desse impasse, por si só, poderia atrasar a venda da Oi em vários meses.

A Telefônica, obviamente, estaria tentando atrair a outras duas para o negócio, uma vez que a Oi possui ativos e infraestrutura suficientes para que todo o grupo aumente sua receita e já herde uma boa quantidade de clientes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Tudo Celular/Reprodução

Justiça brasileira pode não autorizar

Embora a imprensa espanhola tenha falado neste possível acordo entre as três teles, de acordo do ponto de vista legal, este tipo de negociação é impossível no Brasil, mesmo após a revisão do Marco Legal de Telecomunicações, que foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, na sexta-feira (04).

Além disso, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) não vinha demonstrando concordância com a concentração do mercado de telecomunicações brasileiro, ao menos, antes da mudança de membros da organização.

Para o CADE, a diminuição de quatro para três grandes operadoras de telefonia, no Brasil, impacta diretamente na questão da concorrência, o que pode afetar a qualidade do serviço. O órgão já havia exposto opinião parecida quando a Claro resolveu comprar a Nextel.

De qualquer forma, nada impede que uma nova lei seja elaborada, para permitir que o acordo conjunto entre Vivo, Claro e Tim seja consumado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.