Cartão virtual é realmente mais seguro para compras na Black Friday?

2 min de leitura
Imagem de: Cartão virtual é realmente mais seguro para compras na Black Friday?

cartão de crédito físico não é a única opção para o consumidor realizar suas compras na Black Friday. O surgimento dos cartões de crédito virtuais, mais flexíveis e acessíveis quanto ao uso e controle, trazem mais tranquilidade para o usuário que pretende aproveitar a data, comprar com conforto e não passar por apuros.

Instituições financeiras que oferecem o serviço costumam disponibilizar aplicativos para que o usuário emita o cartão virtual por meio do celular com facilidade. Como um cartão normal, dados como nome, validade, emissão e número de segurança serão emitidos e utilizados para realizar compras. O limite do cartão estará conectado ao limite do cartão físico, bem como o valor final da fatura.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Enquanto o cartão físico é ainda comumente utilizado no dia a dia, principalmente para compras presenciais, o cartão virtual tem ganhado espaço e se oferece como alternativa mais segura na hora de comprar online. Cartões virtuais podem ter validade limitada - isto significa que, após 48 horas da emissão, por exemplo, o cartão já não poderá ser utilizado para compras.

Cartões de Crédito Virtuais (Fonte: IQ/Reprodução)
Cartões de Crédito Virtuais (Fonte: IQ/Reprodução)

Na hora de usar o cartão de crédito, no entanto, surgem dúvidas quanto à segurança, mas algumas facilidades tentam garantir maior conforto ao próprio usuário, e é ele mesmo quem controla o limite disponível, “exclui” ou facilmente bloqueia o cartão – que automaticamente se torna inválido.

Avisos de compras acima do limite disponível estabelecido são enviados ao usuário, e o cartão pode ser temporariamente bloqueado de maneira automática para proteger o usuário de compras indevidas feitas por terceiros. Tudo isso colabora para diminuir as chances de ocorrerem fraudes, clonagens e compras não autorizadas. Caso algo de fato ocorra, no entanto, não há a necessidade de esperar por uma segunda via, e o usuário pode simplesmente apagar o cartão atual e emitir outro.

Além de uma maior segurança na hora de comprar pela internet, o cartão virtual pode ser útil também em outras ocasiões. Em caso de roubo ou perda e do cancelamento de um cartão físico, o cartão virtual continua funcionando, o que permite ao usuário continuar realizando compras em sites e aplicativos.

nubankCartão de crédito virtual já é uma opção em todos os grandes bancos

Várias instituições já oferecem a ferramenta. Em parte responsável pela popularização do cartão virtual, a Nubank é apenas uma das várias instituições que, além de oferecerem contas digitais, emitem cartões virtuais.

Nexo e Neon também apostam na ferramenta para satisfazer clientes. Por sua vez, bancos tradicionais como Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander não ficam de fora da lista e já disponibilizam a opção virtual aos seus clientes que já possuem cartões de crédito. Neste caso, os cartões virtuais podem ser emitidos não só por meio do aplicativo do banco, mas também pela internet banking.

Com as vantagens do cartão virtual, passou a ser mais fácil ter controle sobre o uso e segurança do cartão na hora de fazer compras online, e poder assim, aproveitar a Black Friday sem sustos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.