Como identificar uma loja confiável no calor da Black Friday

1 min de leitura
Imagem de: Como identificar uma loja confiável no calor da Black Friday
Avatar do autor

Para muitas pessoas, a Black Friday é uma ótima oportunidade para adquirir uma grande variedade de mercadorias por preços mais baixos. Entretanto, é preciso estar atento, uma vez que a internet está cheia de lojas pouco confiáveis que podem dar prejuízos e enganar o consumidor. Dessa maneira, saber identificar cada local adequadamente é fundamental para aproveitar as ofertas sem dor de cabeça.

Dicas importantes

A primeira coisa a fazer é verificar se as lojas apresentam as informações obrigatórias por lei, como CNPJ, razão social, endereço, telefone, email ou outro canal para contato. Além disso, é fundamental que o e-commerce disponha de configurações de segurança na página e que seu alvará esteja em dia na Receita Federal.

Outro aspecto que ajuda a identificar lojas que aplicam golpes online é verificar se aparecem em sites especializados em reclamações, como Reclame AquieBit.

Também é essencial verificar se as URLs estão de acordo com o Google Transparency Report. Trata-se de uma ferramenta para analisar quão seguro é um link de uma loja, mesmo com o certificado e o cadeado do lado do endereço.

Black Friday (Fonte: Segredos do Mundo/Reprodução)
(Fonte: Segredos do Mundo/Reprodução)

Outros conselhos importantes

O Procon pode ajudar bastante se houver dúvida na hora de fazer uma compra em uma loja virtual. É possível acessar o site e verificar como está a situação do e-commerce em que a compra será realizada.

Além disso, é preciso saber se o local apresenta política de devolução e garantia dos produtos vendidos. Questões como domínio, opinião de usuários em fóruns e a forma como os dados são protegidos também devem ser levados em conta em prol da segurança.

Outra coisa importante é desconfiar sempre que a oferta parecer "boa demais para ser verdade". A internet está cheia de armadilhas para surpreender e enganar pessoas ingênuas, especialmente na Black Friday. Dessa forma, fique de olho, pois qualquer descuido pode trazer consequências graves.

Se mesmo depois de executar esses procedimentos ainda houver dúvida sobre a loja, não arrisque e procure outro estabelecimento.

Procon spLista negra do Procon-SP

Levando essas dicas em consideração, você poderá realizar compras na Black Friday sem precisar se preocupar. E é importante ter em mente que há muitos locais seguros e bastante confiáveis que apresentam ótimas promoções e descontos nessa data.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Como identificar uma loja confiável no calor da Black Friday