EUA cria fundo para trocar antenas da Huawei por rivais na zona rural

1 min de leitura
Imagem de: EUA cria fundo para trocar antenas da Huawei por rivais na zona rural
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Depois do banimento do Android e da impossibilidade de negociar componentes e serviços com marcas dos Estados Unidos, a Huawei pode perder mais um importante mercado no país. O governo norte-americano está criando uma alternativa para tirar a empresa do ramo das operadoras de telefonia e internet móvel nas regiões rurais.

Segundo a Reuters, o governo dos EUA trabalha na criação de um fundo de US$ 1 bilhão para que operadoras pequenas que levam sinal de telefone e internet para regiões mais isoladas do país abandonem a infraestrutura da Huawei — uma das maiores do mundo em equipamentos de telecomunicações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A solução seria migrar para rivais da chinesa, como a finlandesa Nokia e a sueca Ericsson, sendo que conversas iniciais até já estariam acontecendo. O dinheiro do governo seria utilizado para acelerar a substituição dos equipamentos sem prejudicar os serviços por muito tempo.

Buscando alternativas

Por enquanto, a proposta de lei Secure and Trusted Communications Network ("Rede de Comunicação Segura e de Confiança", em tradução livre) ainda está em fase de análise por um comitê especializado, para depois entrar em votação no legislativo.

A Huawei tem até o fim de novembro deste ano para terminar negociações com empresas norte-americanas. A partir desta data, ficam proibidas oficialmente as atividades, especialmente por acusações de violação de segurança e até possível espionagem governamental por parte do governo da China. O Mate 30, smartphone recém lançado pela companhia, já foi lançado sem aplicativos da Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.