AMD 'devora' mercado da Intel, mas pode ter problemas de fornecimento

1 min de leitura
Imagem de: AMD 'devora' mercado da Intel, mas pode ter problemas de fornecimento

A AMD continua ganhando mercado da sua principal concorrente, a Intel, de acordo com um levantamento feito pelos analistas da Susquehanna Financial. O grupo fez uma pesquisa envolvendo mais de 2 mil desktops e descobriu que o uso dos processadores Ryzen subiu em 20% durante o último trimestre.

A parcela representa um crescimento anual de 3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os analistas, além de representar um aumento de 1% na participação em comparação ao trimestre anterior. Apesar dos valores parecerem tímidos, os números positivos têm ajudado a AMD ganhar a confiança dos investidores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte: AMD/Divulgação)

Segundo o Barron's, o preço das ações da AMD cresceram 66% desde o começo do ano. Na quinta-feira, 19, o valor dos papéis da companhia também subiram 1,2%, enquanto os números da Intel caíram 1.4% em Wall Street.

Problemas no fornecimento de CPUs?

O principal motivo para o sucesso da AMD atualmente é o seu catálogo de produtos baseados em 7 nanômetros, enquanto a Intel continua apostando principalmente em processadores com 14 nanômetros.

Barron's aponta que a dona da linha Ryzen pode ter seu crescimento freado por causa de possíveis dores de cabeça no fornecimento de chips para as lojas. De acordo com uma fonte da publicação, a empresa estaria sofrendo com restrições na fabricação de processadores, o que pode gerar problemas de estoque.

(Fonte: TechRadar/Reprodução)

O TechRadar diz que a culpa para isso decai na TSMC, que produz os processadores de 7 nanômetros da AMD. Segundo rumores vindos da China, a fabricante estaria sofrendo com a demanda crescente vinda do mercado de smartphones, o que acaba gerando consequência nas linhas de montagem dos produtos Ryzen.

Ainda assim, o final do ano deve ser positivo para a AMD se outro rumor se confirmar: de acordo com especulações, a Microsoft deve lançar pela primeira vez dispositivos da linha Surface com processadores da marca.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.