HTC suspende vendas no Reino Unido devido à disputa de patentes

1 min de leitura
Imagem de: HTC suspende vendas no Reino Unido devido à disputa de patentes

HTC decidiu suspender a venda de seus dispositivos móveis no Reino Unido após uma disputa de patentes. A empresa de licenciamento de propriedades IPCom informou que a HTC infringiu uma decisão judicial do Reino Unido acerca de uma patente de priorização de chamadas de emergência nas redes 3G. A fabricante taiwanesa foi autorizada a implementar uma solução alternativa para aparelhos no Reino Unido, mas infringiu a decisão com o Desire 12.

A briga por tecnologias utilizadas em smartphones entre a HTC e a alemã IPCom existe há algum tempo. Em 2012 o Supremo Tribunal do Reino Unido decidiu que a HTC havia infringido a propriedade intelectual 100A de priorização de chamadas de emergência. Desde então, a empresa supostamente só vendia unidades que implementavam soluções alternativas para evitar atingir a patente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Agora, no entanto, a HTC foi acusada de não ter cumprido as regras. Não é a primeira vez que a IPCom foi à Justiça contra grandes fabricantes do setor. Existem ações contra a Vodafone e a Nokia, e a empresa afirma que se encontra em negociações com a Xiaomi devido a uma suposta violação de patente.

HTC Celulares (Fonte: Tudo Celular/Reprodução)
HTC Celulares (Fonte: Tudo Celular/Reprodução)

A decisão da HTC

Segundo o comunicado do IPCom à imprensa, “a HTC sinalizou que está tomando medidas para suspender as vendas de todos os seus dispositivos móveis". A justificativa para essa decisão não está clara, e a empresa não fez nenhum anúncio oficial. Os aparelhos da fabricante ainda podem ser adquiridos na Amazon britânica.

A HTC não apresentou grandes resultados de lucros com as vendas nos últimos anos, e sua fatia de mercado continua diminuindo, tendo sido um desafio para a empresa permanecer competitiva no espaço. Assim, pode ser mais barato para a companhia fechar suas lojas e suspender as vendas, em vez de persistir em um mercado com reduzido faturamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.