Startup testará rede de satélites para gerar sinal extra de telefonia móvel

1 min de leitura
Imagem de: Startup testará rede de satélites para gerar sinal extra de telefonia móvel
Avatar do autor

Startup norte-americana testará constelação de satélites, para gerar sinal de telefonia para áreas fora de cobertura. Para isso, a empresa nomeada como UbiquitiLink gerou um sistema em que as pessoas possam ter acesso a serviço via satélite, ou seja, diretamente de seu dispositivo móvel. O plano teve início em uma missão realizada pela Space X na última semana de julho, na qual alguns minissatélites da UbiquitiLink viajaram até a Estação Espacial Internacional a bordo de um foguete Falcon 9.

A ideia agora é colocá-los em órbita baixa sobre a Terra e começar verificar a estabilidade do futuro serviço. De modo detalhado, a empresa desenvolveu uma tecnologia capaz de “enganar” o celular, fazendo-o se conectar ao satélite automaticamente, quando não houver mais cobertura convencional até mesmo em lugares de difícil acesso.

UbiquitiLink pretende criar rede adicional de telefonia móvel para lugares de difícil acesso. (Fonte: Pixabay)

“Ao operar como um provedor global de roaming compartilhado, o serviço UbiquitiLink permitirá que um telefone mude de uma torre terrestre para um satélite e de volta para uma torre quando estiver novamente disponível”, informa a startup.

Contudo, a UbiquitiLink não pretende acabar com todas as torres de telefonia comuns, instaladas na Terra, e sim funcionar como um serviço adicional para as operadoras de telefonia. A empresa ainda garante que sua implantação deve ser bastante simples e barata, uma vez que não será preciso desenvolver nenhum hardware.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Startup testará rede de satélites para gerar sinal extra de telefonia móvel