Óculos de realidade mista da Apple captariam expressões faciais do usuário

1 min de leitura
Imagem de: Óculos de realidade mista da Apple captariam expressões faciais do usuário

Uma nova patente da Apple para óculos de realidade mista, capazes de capturar dados sobre o ambiente em que o usuário se encontra, foi aprovada pelo governo estadunidense. O registro para um Display System Having Sensors descreve o que seria um HMD (Head Mounted Display ou monitor montado na cabeça) com sensores capazes de rastrear olhos, gestos e até expressões faciais, combinando experiências de AR e VR.

Isso seria possível com o uso de "sensores de posicionamento da cabeça" (que captariam a posição do usuário, a orientação e o movimento no ambiente), "sensores de sobrancelha" (para registrar expressões faciais) e "sensores de mandíbula" (que rastreariam movimentos da boca).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Haveria câmeras "video see through"; segundo a patente, "os sensores podem incluir uma ou mais câmeras", por exemplo, de vídeo RGB, que capturam imagens de alta qualidade do ambiente e que poderiam ser usadas "para fornecer uma visão virtual de seu ambiente real".

Planos para produtos AR/VR

Já havia sido revelado neste ano que a empresa estava trabalhando em óculos capazes de executar aplicativos AR e VR: o projeto T288. A Apple tem comprado várias empresas que criaram produtos relacionados a essas tecnologias — e algumas de suas aquisições datam de vários anos.

Não há, porém, nenhuma garantia de que ela esteja realmente planejando lançar no mercado esse aparelho, mas a aprovação da patente pode ser um ponto de partida para se entender quais são os objetivos da companhia para sua linha de produtos de realidade virtual e realidade aumentada.

O analista Ming-Chi Kuo adiantou no início do ano que a Apple começaria a fabricar óculos de realidade mista no fim deste ano, lançando-os no segundo trimestre de 2020. Por outro lado, há relatos de um cancelamento do projeto — ainda assim o pedido de patente, de março de 2019, foi aprovado. Agora é esperar pra ver se o headset de realidade mista da Apple se tornará real ou não.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.