Japão pode lançar rede mundial de pagamentos com criptomoedas

1 min de leitura
Imagem de: Japão pode lançar rede mundial de pagamentos com criptomoedas

De acordo com a Reuters, um relatório aponta que o Japão estaria em fase de planejamento para criar uma rede internacional de criptomoedas, semelhante à rede SWIFT.

De maneira simplificada, SWIFT é a sigla para Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, ou Sociedade Mundial de Telecomunicações Financeira Entre Bancos. Como seu nome sugere, ele é o método utilizado por bancos e outras instituições financeiras para movimentar dinheiro em todo o mundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Shutterstock

As informações ainda são bastante vagas, mas uma fonte próxima ao projeto japonês revelou que o país pretende colocar a rede em ação já nos próximos anos. Um time próximo à Força Tarefa de Ação Financeira Intergovernamental, a FATF, vai monitorar o desenvolvimento do sistema e o Japão vai trabalhar com outros países na sua criação.

De acordo com a Reuters, a FATF já aprovou o plano para estabelecer a nova rede em junho, depois da sua proposta ter sido feita pelo Ministro de Finanças do Japão e pelo regulador da Agência de Serviços Financeiros do país.

O Japão foi o primeiro paísdo mundo a regulamentar transações feitas com criptomoedas em 2017 e vê no sistema uma forma de combater com mais facilidade crimes financeiros, como lavagem de dinheiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.