Japão pode lançar rede mundial de pagamentos com criptomoedas

1 min de leitura
Imagem de: Japão pode lançar rede mundial de pagamentos com criptomoedas
Avatar do autor

De acordo com a Reuters, um relatório aponta que o Japão estaria em fase de planejamento para criar uma rede internacional de criptomoedas, semelhante à rede SWIFT.

De maneira simplificada, SWIFT é a sigla para Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, ou Sociedade Mundial de Telecomunicações Financeira Entre Bancos. Como seu nome sugere, ele é o método utilizado por bancos e outras instituições financeiras para movimentar dinheiro em todo o mundo.

Fonte: Shutterstock

As informações ainda são bastante vagas, mas uma fonte próxima ao projeto japonês revelou que o país pretende colocar a rede em ação já nos próximos anos. Um time próximo à Força Tarefa de Ação Financeira Intergovernamental, a FATF, vai monitorar o desenvolvimento do sistema e o Japão vai trabalhar com outros países na sua criação.

De acordo com a Reuters, a FATF já aprovou o plano para estabelecer a nova rede em junho, depois da sua proposta ter sido feita pelo Ministro de Finanças do Japão e pelo regulador da Agência de Serviços Financeiros do país.

O Japão foi o primeiro paísdo mundo a regulamentar transações feitas com criptomoedas em 2017 e vê no sistema uma forma de combater com mais facilidade crimes financeiros, como lavagem de dinheiro.

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Japão pode lançar rede mundial de pagamentos com criptomoedas