Domino's australiana bane dinheiro vivo de 5 cidades

1 min de leitura
Imagem de: Domino's australiana bane dinheiro vivo de 5 cidades

A Domino's Pizza da Austrália será a primeira da rede a receber apenas cartões e transferências via aplicativos como pagamento. Em cinco localidades do país, as lojas somente aceitarão cartões de crédito e débito, ApplePay, Android Pay, PayPal e cartões-presente da própria empresa. Nem para entregas o dinheiro será uma opção.

O país experimenta a realidade de pagamentos sem dinheiro em espécie desde 1° de junho, quando o governo proibiu o uso de cédulas para quitar valores acima de US$ 7,5 mil. Segundo o CEO da Domino's para a Austrália e Nova Zelândia, Nick Knight, o dinheiro nas lojas da rede vem diminuindo por conta do "aumento de máquinas para cartões e da tecnologia de pagamento via celular". É esperado que o novo sistema também diminua as filas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Banco Central australiano já avisou que não é ilegal um estabelecimento se recusar a receber cédulas e moedas. Segundo a Domino's, o uso apenas de cartões e aplicativos é um teste, não uma política definitiva da rede. "Ainda estamos recebendo comentários de clientes em relação à facilidade e conveniência do sistema", afirmou a empresa em nota. A companhia está testando o novo sistema em cinco endereços na Austrália, com planos para expansão futura.

Preocupação com roubo de dados

A maior preocupação dos que se opõem a pagamentos eletrônicos é quanto à privacidade; a maior queixa é de que dados pessoais podem ser obtidos facilmente via cartões e aplicativos. Mesmo assim, parece que a Austrália está caminhando para eliminar o dinheiro em espécie de seu sistema financeiro: uma pesquisa encomendada pelo Australian Taxation Office em 2018 revelou que apenas um em cada cinco australianos prefere usar dinheiro, e a predileção pelo pagamento eletrônico aparece principalmente entre pessoas com menos de 35 anos de idade.

Mesmo assim, cerca de 37% de todas as transações comerciais na Austrália são feitas em dinheiro. Esse percentual é de 32% nos Estados Unidos e de apenas 15% na Suécia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.