Motorista de SP pode renovar CNH sem ir ao Detran

1 min de leitura
Imagem de: Motorista de SP pode renovar CNH sem ir ao Detran
Imagem: Wikimedia/Henrique Boney

Motoristas da cidade de São Paulo ou de outros 84 municípios do estado poderão renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem precisar se dirigir a um centro de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A renovação agora pode ser toda feita pela internet.

O novo sistema aproveita todos os dados de biometria, foto, assinatura e digitais, acabando com a necessidade de refazer o cadastro. A CNH é emitida automaticamente e o motorista precisa apenas fazer os exames médico e psicotécnico, além de pagar a taxa de emissão e de envio, totalizando R$ 54,77. Essa opção está disponível para quem ter carteira A, B e A/B.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O procedimento deve ser feito através do site oficial do Detran de São Paulo, acessando a opção “Renovação da CNH” e selecionando o item “Renovação simplificada”. O processo estará liberado para quem tem CNH vencida ou a menos de 30 dias do vencimento.

Trânsito.Trânsito em São Paulo.Fonte: Flickr/Marcos paulo dias

Facilidade já existe em outros estados

Embora tenha chegado agora em São Paulo, a possibilidade de renovar a CNH sem precisar ir ao Detran já existe em outros estados. No Paraná, por exemplo, o processo de renovação online está disponível desde 2013. Pernambuco também oferece uma opção parecida desde 2014, exigindo a presença no Detran apenas para tirar uma nova foto ou recadastrar a biometria.

Assinatura The BRIEFVenha para o The BRIEF

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.