Logística reversa da Huawei recolheu quase mil toneladas em dois anos

1 min de leitura
Imagem de: Logística reversa da Huawei recolheu quase mil toneladas em dois anos
Avatar do autor

Um dos grandes problemas da sociedade atualmente é a enorme produção de lixo, sendo um deles o lixo eletrônico. Ciente dos impactos causados pelo descarte irregular e do valor desse resíduo, a Huawei adotou o processo de logística reversa e, com a ajuda do grupo Reciclo, alcançou a marca de 850 toneladas no período entre 2017 e 2019.

Os equipamentos descartados contém resíduos sólidos de valor comercial, portanto, o objetivo da fabricante é reaproveitar os materiais e promover um consumo sustentável de recursos. A iniciativa visa também mudar a percepção da sociedade de como outras empresas lidam com o lixo que seus consumidores produzem e fazer com que cobrem por mudanças.

Cadeia de reciclagem

De todo material recolhido para reciclagem, cabos (37 t), eletrônicos (42 t) e baterias de chumbo (37 t) foram destaque. O processo acontece em Sorocaba (SP), as placas eletrônicas são encaminhadas para o exterior, onde materiais — como cobre, prata, paládio e ouro — podem ser separados e melhor reaproveitados; os resíduos mais baratos, como metal, madeira e plástico são enviados para empresas de reciclagem parceiras da Reciclo.

Segundo informa a Huawei Brasil, a prioridade é reduzir o desperdício ao mínimo possível, permitindo que os materiais voltem ao mercado como novos e, assim, minimizar o impacto ao meio-ambiente. A fabricante participa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas — que incluem preservação do meio ambiente e consumo sustentável.

O que é logística reversa?

Um dos princípios definidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é obrigar empresas a se responsabilizarem pelos seus produtos descartados, devem recolhê-los e dar o fim adequado. Nessa lei também é definida a importância da logística reversa e de como empresas deveriam colaborar com a limpeza pública.

O sistema define regras para companhias reduzirem o consumo de materiais e o impacto ambiental causado pelo descarte dos seus produtos, estabelecendo políticas de devolução de produtos em postos específicos e reaproveitamento destes e promover a Economia Circular.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Logística reversa da Huawei recolheu quase mil toneladas em dois anos