Intel anuncia 9ª geração do Core i9 para notebooks e PCs all in one

2 min de leitura
Imagem de: Intel anuncia 9ª geração do Core i9 para notebooks e PCs all in one

Na última quarta-feira (20), durante a Game Developers Conference (GDC), a Intel anunciou várias novidades, entre produtos, software e projetos, mostrando sua nítida intenção de encerrar a dualidade entre AMD e Nvidia no mercado de jogos. A empresa é líder absoluta no segmento de CPUs para PCs, laptops e servidores, mas vem perdendo uma leve fatia de mercado para sua rival AMD — talvez essas perdas possam ser compensadas se a Intel ganhar terreno em outras áreas.

Hardware

Processadores Intel Core Série H de 9ª Geração

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Intel anunciou sua nova linha de CPUs para notebooks top de linha, assim como para PCs all in one. Os Intel Core Série H de 9ª Geração serão lançados no segundo trimestre de 2019, apresentando o máximo de 8 núcleos e 16 threads, ainda sob o processo de fabricação de 14 nanômetros. Destinados aos criadores de conteúdo e entusiastas de jogos, eles equiparão dispositivos de alta performance em um segmento em que, pela primeira vez, teremos chips i9.

Embora não tenha sido confirmado, supõe-se que eles farão parte da família de chips com codinome Comet Lake. Infelizmente, a Intel não deu detalhes sobre a arquitetura desses processadores, resumindo-se a exaltar seu desempenho e comentar algumas das novas tecnologias compatíveis:

  • Intel Wi-Fi 6 AX200 – Conexão sem fio de alta performance, que minimiza a latência, melhorando o desempenho em aplicações como jogos online e streaming de conteúdo;
  • Intel Optane Memory H10 SSD – Novos SSD que trabalham em conjunto com a memória Intel Optane, para melhorar a performance geral da máquina através do pré-carregamento de arquivos dos softwares mais utilizados pelo usuário;
  • Thunderbolt 3 – Novo padrão de conexão que suporta conectores USB-C e possui velocidade de transferência de até 40 Gbps.

Software

Intel Graphics Command Center (IGCC)

Como parte de seus planos para se fortalecer no mercado gamer, a Intel anunciou um novo software para gerenciar o driver e as funcionalidades de seus chips gráficos integrados: o Intel Graphics Command Center (IGCC).

O IGCC traz uma interface moderna, inspirada no Adrenalin 2019, da AMD, com a descrição de cada função e um recurso para aplicar perfis otimizados para cada jogo, automaticamente, além de possibilitar a pré-visualização em tempo real das alterações realizadas. É a primeira atualização do IGCC em 5 anos.

A nova versão chega para aguardar as iGPUs de 11ª geração e deverá ser o aplicativo padrão das placas de vídeo dedicadas que a empresa lançará em 2020. O IGCC beta pode ser baixado na loja da Microsoft — apenas para Windows 10 1709 —, mas só roda em CPUs a partir da 6ª geração.

Projetos

Odyssey e Intel GameDev

Visando melhorar seus produtos a partir do feedback de jogadores, criadores de conteúdo e desenvolvedores, a Intel anunciou a comunidade Odyssey e o portal Intel GameDev, que incentivarão a otimização de títulos para os chips gráficos da companhia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.