Banco europeu testa cartões de débito com leitor biométrico

1 min de leitura
Imagem de: Banco europeu testa cartões de débito com leitor biométrico

O NatWest, banco com sede no Reino Unido, começará a testar cartões de débito com leitores de impressão digital em estabelecimentos, com possíveis ramificações para pagamentos móveis, como o Google Pay. Além de tornar os pagamentos mais seguros, a ideia é acabar com a necessidade de senhas. Para isso, a instituição financeira anunciou que 200 pessoas farão parte da primeira fase de testes, prevista para começar em abril de 2019 — será a primeira vez que o cartão de alta tecnologia terá testes na região.

O pagamento sem contato não é exatamente uma novidade, mas, quando se trata da Europa, dependendo do valor da compra ainda é preciso inserir uma senha. No Reino Unido, por exemplo, os cartões regulares sem contato têm um limite de £ 30, e qualquer compra acima desse valor exige a verificação por senha. Para o NatWest, um cartão com sensor de impressões digitais seria a solução, já que o usuário poderia autenticar o pagamento instantaneamente, como é feito pelo celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O mais provável é que o usuário ainda precise ir ao banco para configurar o serviço, pois a ideia é que a instituição não tenha um banco de dados com as impressões digitais de seus clientes. Assim, os hackers não conseguirão extrair informações da companhia.

Para o programa piloto, o NatWest está trabalhando em parceria com a empresa de segurança Gemalto e com Visa e MasterCard. Não é a primeira vez que tais tentativas ocorrem; cartões bancários com impressão digital são notícia desde 2014, e a própria MasterCard tem trabalhado com diversas instituições financeiras em vários países ao redor do mundo desde então.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.