Baidu desenvolve abrigo inteligente para proteger gatos de rua do frio

2 min de leitura
Imagem de: Baidu desenvolve abrigo inteligente para proteger gatos de rua do frio

Os animais de rua sofrem bastante no frio, especialmente em regiões que nevam e são conhecidas por invernos rigorosos. Pensando especificamente nos gatinhos chineses, a empresa Baidu – famosa pelo buscador de mesmo nome e outras ferramentas de IA – decidiu criar um abrigo bastante interessante e único.

O abrigo oferece água e alimento, e é automaticamente aberto quando o gatinho se aproxima da entrada. A Baidu desenvolveu uma inteligência artificial para verificar o animal de rua e atestar se ele é um gato, só assim a porta é liberada. É isso mesmo, cachorros estão proibidos aqui. É um jeito de proteger os gatos de rua do frio, ao mesmo tempo em que eles ficam longe dos cachorros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Que ideia foi essa?

Um abrigo para animais que utiliza inteligência artificial não está exatamente entre os principais escopos da Baidu. A empresa disse que a ideia do abrigo inteligente partiu de um funcionário, Wan Xi, que encontrou um pequeno gato escondido em seu carro durante o inverno, e que a partir de então começou a simpatizar pelos gatos de rua. 

Wan iniciou um projeto paralelo utilizando a IA da Baidu para criar o abrigo, até que a própria Baidu endossou a ideia e resolveu transformar o abrigo de gatos em realidade. É válido pontuar que a Badiu está localizada em Beijing, cidade que pode atingir temperaturas negativas extremas no inverno, deixando os animais bem vulneráveis.

Para se ter noção, somente 40% dos gatos de rua sobrevivem ao inverno de Beijing, de acordo com informações da própria Baidu. Com tal contexto em mente, parece que o abrigo inteligente é de fato um bom uso da IA da empresa para proteger os bichinhos do frio. 

Além do scan na entrada do abrigo, as câmeras conseguem analisar o animal e verificar se ele está com alguma doença aparente. Todo o sistema é gerenciado por voluntários que se responsabilizam pela manutenção dos abrigos. Se as câmeras identificam um gato ferido ou doente, o voluntário mais próximo é acionado para ir ao abrigo.

O sistema criado pela Baidu pode identificar mais de 170 espécies de gatos, e as câmeras são equipadas com visão noturna para identificar os animais até no escuro.

A inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada com animais para os mais variados fins, sendo que uma das maiores dificuldades é fazer os bichos olharem para a câmera. Felizmente, no caso do abrigo em questão, os gatos são curiosos e verificam a porta bem próximos, permitindo que o sistema os analise e libere a entrada. Pelo menos em Beijing, nenhum felino vai passar frio no inverno.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.