Samsung apresenta chip de memória interna de 1 TB para smartphones

1 min de leitura
Imagem de: Samsung apresenta chip de memória interna de 1 TB para smartphones

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (30) um novo chip de memória interna com 1 TB de capacidade. O dispositivo utiliza um sistema Universal Flash Storage embutido (eUFS) 2.1 e é o primeiro do mundo a oferecer tanto espaço para armazenamento para um smartphone, dando a ele mais memória do que muitos notebooks.

“A expectativa é de que o eUFS de 1 TB desempenhe um papel crítico na oferta de uma experiência de usuário mais semelhante à de um notebook para a próxima geração de dispositivos móveis”, comentou Cheol Choi, vice-presidente executivo de Marketging & Comércio de Memórias da Samsung.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

memóriaNova memória da Samsung oferece 1 TB de armazenamento interno para smartphones. (Fonte: Divulgação/Samsung)

A nova memória de 1 TB mantém as dimensões de seus antecessores, combina 16 camadas de memória flash V-NAND de 512 gigabits (Gb) e tem um novo controlador proprietário desenvolvido pela Samsung. O novo chip oferece velocidade de leitura sequencial de 1 gigabyte por segundo (GB/s) e de gravação sequencial de 260 MB/s; já a leitura aleatória tem velocidade de 58 mil IOPS, enquanto a gravação aleatória acontece a 50 mil IOPS.

A título de comparação, enquanto um dispositivo com 64 GB pode armazenar 13 vídeos em 4K com 10 minutos de duração, a nova memória de 1 TB consegue guardar 260 arquivos do mesmo tamanho.

Espaço de sobra já em 2019

A Samsung anunciou que vai incrementar a produção das memórias V-NAND de 512 Gb de quinta geração a fim de garantir a demanda das novas memórias eUFS de 1 TB. Segundo a empresa, o produto deve dar as caras já nos principais flagships de 2019, ou seja, é bem provável que os Galaxy S10 venham com uma bela surpresa no quesito memória interna.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.