Android Q vai facilitar para operadoras bloquearem smartphones

1 min de leitura
Imagem de: Android Q vai facilitar para operadoras bloquearem smartphones

Apesar de todas as novidades agradáveis que a futura versão do Android deve trazer para os usuários, uma notícia não agradou muito os mais interessados por smartphones: o Android Q deve trazer recursos para que as operadoras de telefonia móvel controlem mais detalhadamente as redes que as pessoas poderão ou não acessar.

Com o Android Q, uma operadora acessada por um dos SIMs vai poder bloquear o segundo chip de uma concorrente, por exemplo, deixando o usuário sem opção

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A descoberta de códigos do Android Q mostrou que as operadoras poderão bloquear o acesso a certas redes definidas, ao contrário do que acontecia anteriormente, quando os celulares eram travados para todas as outras redes. Ou seja, agora, vai ser possível criar uma lista de permitidos e proibidos, o que pode ser feito com o refinamento de detalhes para liberar até o bloqueio de redes de operadoras virtuais que são executadas nas mesmas torres de sua operadora principal.

Adeus, dual SIM?

Tudo isso inclui também dispositivos com dual SIM, ou dois chips, que muita gente utiliza para usufruir de benefícios de operadoras diferentes. Com o Android Q, uma operadora acessada por um dos SIMs vai poder bloquear o segundo chip de uma concorrente, por exemplo, deixando o usuário sem opção.

Ainda não se sabe como isso pode funcionar nas regras do Brasil, onde as operadoras são obrigadas a desbloquear celulares restritos caso o usuário queira usar seu aparelho com serviços de uma concorrente, mas certamente ainda é um assunto que vai dar muito o que falar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.