Após gafes e falhas, hotel japonês dispensa metade dos empregados robôs

1 min de leitura
Imagem de: Após gafes e falhas, hotel japonês dispensa metade dos empregados robôs

Aberto em 2015, o Hotel Henn-na, que em uma tradição literal significa “ Hotel Estranho”, chamou a atenção da mídia e de turistas do mundo todo ao encher seus corredores e ambientes com centenas de robôs e assistentes virtuais, no Japão. Anos depois, o que parecia uma ótima e inusitada ideia acabou levando a custos extras e a uma “demissão em massa” dos empregados eletrônicos.

Os robôs teriam a função de atender os clientes e manter o empreendimento em funcionamento, substituindo boa parte dos empregados humanos. No entanto, segundo reportagem do Wall Street Journal publicada nesta semana, metade dos 243 robôs utilizados no hotel foram dispensados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ironicamente, a administração do hotel se deu conta que os robôs estavam criando mais problemas para os humanos - seja os funcionários ou os hóspedes - do que resolvendo.  Boa parte dos robôs ainda não era capaz de atender pedidos mais complexos e, desde a abertura do empreendimento, muitos se tornaram ultrapassados. Segundo o hotel, se tornou mais viável dispensar de vez os robôs do que substitui-los, devido aos altos custos envolvidos.

Fazendo jus ao nome de “Hotel Estranho”, vários dos robôs beiravam o bizarro, como um velociraptor que tinha a missão de fazer o check-in dos hóspedes, mas não conseguia atender estrangeiros - nestas ocasiões, empregados humanos assumiam a tarefa.

Outros empregados eletrônicos também tinham várias limitações. Dois robôs que carregavam as bagagens conseguiam acessar apenas 24 dos mais de cem quartos do hotel e não conseguiam se locomover na chuva ou na neve. Outro robô que deveria servir como um guia não era capaz de responder questões básicas, como os horários de voos e a localização de atrações turísticas próximas.

Em entrevista ao Wall Street Journal, a administração do Hotel Henn-na afirmou que planeja adotar, no futuro, outras tecnologias mais similares às vistas hoje em dia em casas inteligentes, como reconhecimento facial para abrir portas - apostando, assim, mais no software do que no hardware.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.