Não é novidade dizer que nossos hábitos online costumam ser registrados pelos sites que visitamos - principalmente aqueles que estão relacionados às compras. Recentemente, a Amazon passou a enviar pequenas amostras gratuitas para clientes que costumam comprar no site, todas com base nos hábitos de compra dos usuários - e estes dados não devem ser poucos, uma vez que a empresa é uma das maiores do mundo quando o assunto são as compras online.

Trata-se de um programa piloto, mas não há informações a respeito de quanto tempo faz que estes itens estão sendo enviados e se essa ação faz parte de algum projeto de marketing. Conforme foi apontado pelo portal Axios, a empresa possui parcerias com grandes marcas, e é daí que estão vindo as amostras - que, claro, estão sendo enviadas com a intenção de que uma compra seja feita no futuro. E, convenhamos, há uma leve invasão da privacidade dos usuários ocorrendo aí, certo?

 

A publicação ainda traça um panorama desde as primeiras amostras recebidas, que começaram a chegar na casa dos usuários em agosto do ano passado. Mesmo assim, ainda não há muito mais informações a respeito deste programa; contudo, existe uma página de informações no site da Amazon que informa que não há custos para participar desta ação, e que os clientes podem optar por sair a qualquer momento. Vale destacar que isso implica que eles estão sendo cadastrados como participantes automaticamente.

De acordo com o site, todo este processo é como uma recomendação de um produto feita pela Amazon, mas com a possibilidade de tocar, sentir o cheiro e experimentar ao invés de apenas vê-lo. A empresa não confirmou se este programa irá se tornar parte de uma futura estratégia de marketing ainda maior.