Imagem de: Parceira da Uber mostrou protótipo de carro voador na CES 2019

Parceira da Uber mostrou protótipo de carro voador na CES 2019

1 min de leitura
Avatar do autor

A Bell, empresa parceira da Uber no desenvolvimento de “carros voadores” ou, simplesmente, táxis aéreos, apresentou um protótipo em tamanho real do Nexus, um veículo voador com motor híbrido-elétrico, que pode decolar e aterrissar na vertical.

O Nexus foi mostrado na CES 2019 e, por enquanto, não está funcional. No momento, ele serve apenas como modelo de design. Para locomoção, ele utiliza 6 hélices reclináveis, que serão suficientes para fazê-lo decolar e aterrissar da mesma forma que um helicóptero, mas com a possibilidade de atingir velocidades mais altas durante as viagens.

É interessante que estes veículos estão sendo chamados de carros voadores, ou táxis aéreos, por associação à Uber, que já oferece um serviço de transporte de passageiros, mas em carros comuns. O fato é que o termo táxi aéreo já existe há anos, e foi introduzido desde que se começou a utilizar helicópteros em viagens curtas dentro de uma mesma cidade.

Outra curiosidade, é que o desenvolvimento desses carros voadores só veio à tona depois da popularização dos carros elétricos e dos drones, quando poderiam ter sido uma evolução natural dos helicópteros, que estão entre nós desde a década de 1940.

O Nexus pode transportar até cinco pessoas, incluindo o piloto, e deve entrar na fase de testes em 2020. Isso, se a Uber conseguir todas as licenças de segurança para operar este tipo de veículo até lá.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Parceira da Uber mostrou protótipo de carro voador na CES 2019