Nova versão do Microsoft Edge trará suporte para extensões do Google Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Nova versão do Microsoft Edge trará suporte para extensões do Google Chrome

A Microsoft surpreendeu recentemente ao anunciar que a nova versão do navegador Edge será baseado em Chromium, tecnologia usada no Google Chrome. Apesar de inesperada, a mudança trará grandes melhorias para os usuários: segundo a fabricante, o browser será compatível com as extensões do principal rival.

Falando em um fórum no Reddit, o gerente de projetos do Edge, Kyle Alden, disse que a Microsoft tem a "intenção de trazer suporte para extensões existentes no Chrome".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A novidade é bastante positiva para quem utiliza o sucessor do Internet Explorer. Apesar do Edge ter suporte para extensões, o número de add-ons disponível no navegador é pequeno em comparação ao Chrome.

Divisão da Microsfot Store com extensões do Edge

Além de contar com extensões feitas para o Chrome, o novo Edge também trará outras melhorias, incluindo suporte para apps progressivos da web. Segundo Alden, a Microsoft também está comprometida em fazer aprimoramentos no Chromium para utilização em telas sensíveis ao toque, como tablets rodando Windows 10.

A mudança do código-fonte o Edge foi anunciada pela Microsoft no dia 5 e tem como objetivo aumentar a compatibilidade do navegador com serviços na web. A empresa pretende lançar uma versão de testes do programa no começo de 2019 e, posteriormente, trazê-lo para todos os seus dispositivos.

O Chromium é um projeto aberto criado pela Google que é utilizado em diversos browsers, incluindo o Chrome, Opera e também o Vivaldi.

Com o Edge adotando o código, o Mozilla Firefox se torna o maior concorrente do projeto da Google na parte estrututal da web, o que abre uma grande brecha para a criação de um monopólio do Chromium no futuro. A centralização de plataformas vai acabar facilitando a vida dos desenvolvedores, mas pode acabar se tornando um problema na parte mercadológica.

Qual a sua opinião sobre a adoção do Chromium pela Microsoft? Diga o que você pensa do assunto na seção de comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.