Oito em cada dez crianças e adolescentes tem acesso à internet no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Oito em cada dez crianças e adolescentes tem acesso à internet no Brasil

Nova pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) aponta que cresceu o número de crianças e adolescentes no Brasil com acesso à internet. De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2017, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 85% das pessoas entre 9 e 17 anos podem acessar à rede, número que era de 82% em 2016.

Apesar disso, as diferenças regionais e de classe persistem, como é possível ver na comparação entre Sudeste (93%) e Norte (68%), bem como entre as classes AB (98%) e DE (70%). Outro destaque é o aumento do uso de dispositivos móveis como meio de acesso à internet. Os celulares foram utilizados com esse fim por 93% dos jovens, valor que era de apenas 21% há cinco anos, mostrando a importância da popularização desses dispositivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em relação ao uso feito por esses 24 milhões de crianças e adolescentes, entretenimento e comunicação continuam se destacando. Alguns exemplos são o envio de mensagens (79%), assistir a vídeos (77%), ouvir música (75%), usar redes sociais (73%) e ler ou assistir notícias (51%). Mas a educação mantém presença, com 76% utilizando à internet para fazer pesquisas de trabalhos escolares.

Preconceito e segurança

A pesquisa também mostra que 39% dessas crianças e adolescentes entraram em contato com alguma forma de discriminação, sendo os principais casos relacionados a cor ou raça (26%), aparência física (16%) e orientação sexual (14%). Quando separados por gênero, é possível ver que esse tipo de conteúdo é identificado principalmente por meninas (46%) que por meninos (32%).

Na questão da segurança, 7 entre cada 10 crianças e jovens utilizam a internet em um ambiente seguro, de acordo com os pais ou responsáveis. Ainda nesse ponto, 79% dos responsáveis diz ter explicado como utilizar à rede com segurança e 84% deram instruções de como se comportar e se relacionar com as pessoas no ambiente online.

A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2017 entrevistou 3.102 crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos, bem como seus pais e responsáveis, entre novembro de 2017 e maio de 2018. Os resultados podem ser conferidos na íntegra no site do Cetic.br.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.