Brasil e Chile devem abolir a cobrança de roaming internacional para a telefonia móvel entre os dois países. As negociações, de acordo com o FayerWayer, estão avanças e devem ser totalmente concluídas até o fim deste ano.

Com isso, brasileiros que visitarem o Chile e chilenos que visitarem o Brasil poderão usar os chips de suas próprias operadoras quando estiverem no exterior sem temer altas taxas de roaming internacional. Dessa maneira, fazer ligações e utilizar a internet no exterior deve ficar bem mais barato.

Fazer ligações e utilizar a internet no exterior deve ficar bem mais barato

A ideia é também facilitar a vida do turista que visita os dois países, que não precisará se preocupar em descobrir valores de roaming cobrados por suas operadoras. Não ficou claro, contudo, como exatamente isso será implementando em nível burocrático e financeiro.

Recentemente, o Chile assinou um acordo similar com a Argentina, e o Brasil pretende eliminar a cobrança de roaming internacional para brasileiros em 18 países das Américas, o que já inclui Chile e Argentina.

Além dessas duas nações próximas, países como EUA, Uruguai e México também estão na lista do governo brasileiro para negociações de fim do roaming. A expectativa é de que todos passamos viajar para esses 18 países sem pagar roaming até o fim de 2022.