A Intel e a empresa de pesquisa PSB divulgaram os resultados do estudo "Next 50", que traz os palpites, as esperanças e as perspectivas da população para os próximos 50 anos na área de tecnologia. A gigante conversou com mil consumidores.
De acordo com o estudo, 87% dos consumidores esperam confiar mais em smartphones no futuro. Eles também classificam os PCs e tecnologias para casas inteligentes (84% dos entrevistados) entre as tecnologias que serão mais importantes nos próximos 50 anos.
Nossos vídeos em destaque
Entre as tecnologias que ainda não estão plenamente desenvolvidas, os consumidores estão mais animados com o setor da saúde. Os temas medicina genômica (39%) e materiais artificiais para transplante de órgãos ou tecidos (26%) foram bastante citados. Além disso, outro tema em comum foi o de energias renováveis (36%).
E a IA?
Tema tão frequente no cotidiano e até mesmo aqui no TecMundo, a Inteligência Artificial foi citada especialmente pela geração que já tem filhos ou serão pais em um futuro próximo.
Ao todo, 51% dos pais consultados esperam que a IA eleve a qualidade de vida, melhorando e automatizando tarefas diárias.
As principais possibilidades citadas por eles são o auxílio nas tarefas humanas e prever necessidades.No entanto, muitos consumidores não reconhecem o papel que IA já está desempenhando em suas vidas.
Os problemas
Embora a maioria dos consumidores dependa fortemente da tecnologia para manter contato com amigos e a família (53%), muitos entrevistados temem que as pessoas criem uma "dependência tecnológica excessiva" e, por causa disso, passe a interagir menos com os outros.
Apesar dessa ansiedade, os consumidores estão animados com as tecnologias emergentes com potencial para unir as pessoas e liberar mais tempo para essas conexões reais, como redes 5G e casas inteligentes.
Outros dados
- 61% dos consumidores está um pouco ou muito animada com o potencial de comunicação 5G.
- 45% dos entrevistados acreditam que o 5G construirá cidades inteligentes
- Hoje, apenas 18% dos consumidores usam fortemente a tecnologia para gerenciar suas casas, mas 69% pretendem fazê-lo dentro de 50 anos
O relatório completo pode ser conferido aqui.
)
)
)
)
)
)